Um professor de educação física da Yonkers Middle-High School, em Nova York, foi preso sob a acusação de assédio psicológico e conduta imprópria contra uma aluna. Segundo a Promotoria do Condado de Westchester, Matthew Hausman, de 59 anos, teria feito insinuações inadequadas, enviado mensagens com teor perturbador e dirigido ameaças veladas à estudante entre outubro de 2024 e abril de 2025.
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De acordo com as autoridades, o professor teria se dirigido à aluna com linguagem considerada inapropriada, enquanto segurava uma coleira de cachorro, insinuando que gostaria que ela a utilizasse. Também teria sugerido uma troca simbólica entre sua família e a do pai da aluna como forma de justificar um suposto desejo de aproximação.
Além das insinuações verbais, Hausman teria enviado mensagens de texto com forte carga emocional e tom de obsessão, questionando se estava sendo ignorado, mencionando que poderia causar desconforto à aluna e afirmando que seria capaz de segui-la, caso tivesse acesso à sua rotina escolar. Em outra ocasião, teria tentado beijá-la no dia de seu aniversário.
A Promotoria afirma que o comportamento do professor foi reiterado e demonstrava tentativa de criar um vínculo desequilibrado e controlador com a aluna. Em audiência realizada no Tribunal Municipal de Yonkers, no último dia 16, Hausman se declarou inocente.
O juiz determinou sua liberação sem fiança, impondo uma ordem de proteção que o impede de manter qualquer contato com a estudante.
O caso levanta preocupações importantes sobre os mecanismos de prevenção, detecção e resposta a condutas inadequadas dentro do ambiente escolar. Episódios como este reforçam a necessidade de uma política educacional baseada em limites éticos claros, canais seguros de denúncia e formação contínua para profissionais da educação. Garantir a integridade emocional dos alunos deve ser prioridade nas instituições de ensino.
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