O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu início nesta segunda-feira (12) a uma importante viagem pelo Oriente Médio. A primeira parada é na Arábia Saudita, e o itinerário ainda inclui o Catar, os Emirados Árabes Unidos e, possivelmente, a Turquia. A missão combina diplomacia em meio à guerra entre Israel e Hamas, preocupações com o Irã e negociações comerciais relevantes para o governo americano.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Logo antes de embarcar no Air Force One, Trump comentou a libertação do refém americano-israelense Edan Alexander, entregue à Cruz Vermelha. “É uma excelente notícia. Estavam certos de que ele havia morrido”, disse o presidente, celebrando o retorno do jovem ao convívio da família.
Apesar da importância do tema Gaza, Trump tem demonstrado menos iniciativa para encerrar o conflito, mesmo após ter declarado anteriormente que resolveria a situação rapidamente. Ele também já teve divergências públicas com o premiê israelense Benjamin Netanyahu, tanto sobre os ataques em Gaza quanto sobre os confrontos no Iêmen e o programa nuclear iraniano.
O republicano afirmou que os diálogos com Teerã estão “evoluindo bem”, mas reforçou que o Irã não pode possuir armamento nuclear. Trump também disse esperar avanços nas negociações durante sua passagem pelo Golfo, incluindo novas liberações de reféns.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
O Catar, peça-chave nas negociações sobre Gaza, também virou centro de uma polêmica: o governo do país ofereceu um novo avião presidencial a Trump, em resposta a críticas dele sobre a demora na renovação da frota do Air Force One. Questionado sobre a ética do presente, Trump respondeu que “seria burrice recusar”.
A depender do andamento das conversas entre Rússia e Ucrânia, o presidente pode incluir uma visita a Istambul, na Turquia, ainda nesta semana.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Próximo sorteio será sábado (21)
Moradores de Barcelona protestam contra turismo exagerado
Ativistas reclamam do impacto no cotidiano
Fluminense pressiona, mas empate com Borussia marca estreia no Mundial
Arias se destaca, mas Tricolor não consegue furar defesa alemã
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.