Donald Trump deu mais uma das suas viradas no xadrez geopolítico. Depois de aumentar a tensão na guerra comercial com a China, impondo novas tarifas sobre produtos do país asiático, o ex-presidente dos Estados Unidos mudou o discurso e declarou ser “amigo” de Xi Jinping, líder chinês.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A fala veio logo após Trump anunciar, no mesmo dia, duas rodadas de aumento de tarifas — movimento que provocou reação imediata da Embaixada da China em Washington: “Não recuaremos”, disse o órgão.
Apesar do aceno de “amizade”, o gesto foi visto por analistas como uma tentativa de suavizar o clima após mais um episódio de escalada nas disputas comerciais entre as duas maiores potências do mundo.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Até o momento, Xi Jinping não comentou diretamente sobre a nova ofensiva americana, mas Pequim tem dado sinais de que não pretende ceder. Trump, por outro lado, segue tentando se reposicionar no cenário internacional com falas polêmicas e contraditórias, mirando sua base eleitoral e o retorno à Casa Branca.
Dólar cai para R$ 5,71 com alívio no mercado após fala de Trump
Moeda americana tem quarta queda seguida
Trump ameaça impor condições caso China recuse novo acordo
Presidente disse que está disposto a negociar
EUA dizem que negociações com a China estão progredindo
Delegação americana discute 18 propostas comerciais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.