Politica

CCJ do Senado aprova voto impresso em eleições

Proposta enfrenta barreiras legais e questionamentos sobre constitucionalidade

Escrito por Meon

20 AGO 2025 - 18H30

Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), a obrigatoriedade do voto impresso nas eleições brasileiras. A proposta, no entanto, já foi invalidada em duas ocasiões pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou risco à segurança do processo e violação do sigilo do voto.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Historicamente, o voto impresso já passou por diversas tentativas de implementação. Em 2015, o Congresso Nacional derrubou um veto presidencial que impedia a impressão dos votos, mas o STF considerou a medida inconstitucional em 2020. Na decisão, a Corte destacou que o sistema poderia comprometer a segurança das eleições e ferir o princípio do sigilo do voto.

Mais recentemente, em agosto de 2021, a Câmara dos Deputados rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, que visava tornar obrigatório o voto impresso. A proposta obteve 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção, ficando abaixo dos 308 necessários para aprovação.

Especialistas alertam que, apesar da aprovação na CCJ do Senado, a implementação do voto impresso ainda depende de mudanças constitucionais e enfrentaria resistência judicial, tornando improvável sua aplicação nas próximas eleições.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.