A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomou nesta terça-feira (9) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, parte do chamado “núcleo 1” da Ação Penal 2668, que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O primeiro voto foi proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, que deverá apresentar um parecer extenso, com cerca de três horas de duração, dividido entre preliminares e análise do mérito da acusação. Estão sendo examinadas questões importantes para o prosseguimento do caso, como a validade da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e alegações de cerceamento da defesa.
Após o voto de Moraes, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o presidente da turma, Cristiano Zanin, deverão votar na sequência, até a definição da condenação ou absolvição dos réus.
A expectativa é que o mérito do processo seja decidido ao longo da semana, com a definição da dosimetria das penas — caso ocorra condenação — sendo reservada para o último dia previsto de julgamento, sexta-feira (12).
Especialistas consultados dizem que o julgamento não tem impacto apenas judicial, mas também político, com potencial influência nas eleições gerais de 2026, moldando antecipadamente o cenário eleitoral.
Veja aqui quem são e quais crimes são imputados aos sete réus.
SJC: Escritora de Best-Seller morre aos 27 anos
Letícia Giulia estava em ascensão na carreira
Caraguá realiza audiência pública sobre orçamento para 2026
Reuniões vão de 10 a 15 de setembro na Câmara Municipal
SJC: City Tour leva visitantes ao Parque Alberto Simões
Inscrições podem ser feitas até sexta-feira (12)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.