Variedade de bacalhau é oferecido em supermercado de São José
Meon/Pedro Ivo Prates
Quem já começou a quaresma pensando numa boa bacalhoada para o próximo feriado vai gostar dos preços do produto nos supermercados da região. Além das promoções previstas pelas grandes redes para a Páscoa, o preço do bacalhau já sofreu queda de até 30% em relação ao que foi comercializado no segundo semestre do ano passado. A expectativa é que o consumo aumente 25% no feriado deste ano.
A queda do preço do produto, que ocorreu há cerca de dois meses e vem se mantendo, já animou a consumidora Ana Maria Ruza, aposentada, de 60 anos. “Já fiz uma pesquisa de preço no final do ano passado e achei o preço razoável”, disse Ana, que preparou o prato para sua mesa de Ano Novo.
“Minha receita favorita é a tradicional que vai bacalhau com batata, tomate, cebola e pimentão. Mas com a queda de preço para a Páscoa vou procurar pelo lombo.”, afirmou a consumidora, se referindo a um dos cortes mais nobres do peixe – sem pele e osso, apenas a ‘carne’.
O comerciante Antônio Rodrigues Santos, de 53 anos, também já estava analisando as ofertas e os tipos de bacalhau no supermercado. No ano passado, Santos comprou dez quilos do produto para vender um quitute muito apreciado o ano inteiro, mas principalmente para a Semana Santa: o bolinho de bacalhau.
“Minha esposa faz os bolinhos para vender durante a quaresma e a tendência deste ano é de uma produção maior. Compro o bacalhau para o bolinho e para consumirmos no feriado com a família. Neste ano, poderemos fazer um prato mais generoso com o bacalhau do Porto'”, disse o comerciante.
Queda de preço
O gerente da unidade do Shibata Supermercados em São José dos Campos, Waldomiro Espíndola Júnior, deu dois exemplos de queda de preço do produto. O bacalhau do porto, que hoje custa R$ 59,90 o quilo era vendido a R$ 79,90 no final do ano passado, representando uma queda de 25%. Já o preço do bacalhau zarbo caiu de R$ 49,90 a R$ 29,90.
Estes preços são os que estão disponíveis hoje na rede, mas Espíndola garante que até o final do mês estarão ainda mais atrativos. “A compra para a Páscoa já foi feita e sempre dá para fazer um preço melhor”, disse.
A rede Shibata disponibiliza os tipos de bacalhau norueguês, do porto, zarbo e o lombo. Espíndola cita também outro tipo que vende muito nesta época por se tratar de um ‘primo do bacalhau’, o peixe salgado. “É um peixe fresco e salgado aos moldes do bacalhau, mas que sempre custa a metade do preço do prato principal”, afirmou. O peixe salgado deverá chegar à rede Shibata já no final de março.
Boas expectativas
Outra rede de supermercados, a Spani Atacadista, que já deu início a sua Campanha de Páscoa, espera vender 25% mais bacalhau neste ano. A rede também registrou uma queda de 25% a 30% no preço do produto por conta da queda do dólar.
O gerente da unidade do Spani do Aquarius, em São José dos Campos, Ricardo Prado, também prevê a realização de uma promoção do bacalhau no período que antecede a Páscoa. Prado também cita alternativas ao produto, apesar da queda do preço, que podem gerar uma boa economia ao consumidor.
Os filés de merluza e polaca, por exemplo, têm uma média de preço de R$ 15 o quilo. “Conseguimos esse diferencial por termos importação própria”, explicou. A rede também oferece os principais tipos de peixe, além do bacalhau, muito usados também como cação e salmão.
Treinamento
Nesta quinta (2), a unidade do Spani do Aquarius recebeu durante todo o dia funcionários de 11 lojas da rede para um capacitamento sobre o bacalhau – que aborda desde como expor o produto até os tipos de corte e receitas. “Com o curso podemos oferecer mais opções aos clientes e ensiná-los como tirar proveito do peixe sem desperdiçar outras partes”, disse o funcionário Maicon Douglas Sene dos Santos, da unidade de Guaratinguetá.
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Meon/Pedro Ivo Prates
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