Alterações nas unhas pode significar anemia, diz professora de Guará
Creative Commons/Flickr
Você observa as suas unhas? Se atentar à saúde das unhas das mãos e dos pés é importante aos homens e às mulheres. Segundo a docente Cristiane France, do curso Patologia das Unhas, do Senac Guaratinguetá, alterações nas unhas como afinamento, descamação e estrias podem significar problemas como deficiência de ferro no sangue, ou seja, anemia.
De acordo com Cristiane, a situação da unha está relacionada à qualidade nutricional ou a algum processo que envolva tratamentos medicamentosos, os quais podem acarretar em alterações visíveis a olhos nus.
"Quando elas estão amareladas, por exemplo, é necessário observar se existe algum agente de exposição envolvido, como cigarro ou produto químico. No entanto, a hepatite e os problemas respiratórios também podem ocasionar nesta aparência", explica Cristiane.
No caso de unhas quebradiças, por exemplo, a professora diz que é preciso primeiramente saber o porquê do sintoma. "Deve-se descobrir se é de origem interna, gerado pela ingestão de água e nutrientes ou externa, como reflexo de lixamento, esmalte, traumas de repetição, produtos químicos. Com o histórico da pessoa é possível chegar a uma conclusão", conta Cristiano que listou alguns mitos, verdade e curiosidades sobre o assunto:
Mitos, verdades e curiosidades
- Até hoje muitos afirmam que ao lixar a unha é promovido o fortalecimento da mesma. Todavia, a docente assegura que isso não ocorre. "Todas as vezes que acontece o lixamento é retirada a proteção da unha, podendo deixá-la fraca e fina".
- Passar esmalte toda semana faz mal? De acordo com Cristiane, a unha precisa descansar. "Não é recomendado retirar e já passar outro logo em seguida. O indicado é remover um ou dois dias antes da próxima aplicação. Durante a pausa é preferível usar um hidratante de unhas para recuperar os danos e/ou falta de algum nutriente".
- Sobre a acetona, evitada por diversos produtos novos atualmente, Cristiane garante que estes são os mais indicados. "Já foi comprovado que a acetona gera um ressecamento na unha por causa da ação química. O indicado, então, são os removedores de esmalte, que hoje possuem até vitaminas".
- Há tempo ideal para manter o esmalte nas unhas das mãos e dos pés? "Sim. O aconselhável é ficar aproximadamente cinco dias com a cor escolhida. Também vale lembrar a importância de optar por esmaltes sem chumbo antes da aplicação. O chumbo, já comprovado, oferece risco de câncer. Não causa danos à unha, mas sim à saúde como um todo".
- Sobre os danos de usar com frequência sapatos fechados, a docente cita os quatro problemas mais comuns. "O fungo das unhas, mais conhecido como micose - o ambiente fechado cria um ambiente favorável a ele; a unha encravada; o calo e o descolamento da unha são bastante vistos nesses casos".
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.