Momento da apreensão do veículo na Rodoviária Nova
Luiz Henrique
A Prefeitura de São José dos Campos decidiu suspender por cinco dias a fiscalização do Uber na cidade após uma reunião com motoristas do aplicativo nesta sexta-feira (12).
Uma comissão será formada para voltar a discutir esse assunto na próxima segunda-feira (15).
Os motoristas se reuniram com o secretário de Governança, Anderson Ferreira, que optou pela suspensão das fiscalizações na cidade até essa nova reunião ocorrer.
A prefeitura conseguiu derrubar na Justiça a liminar que garantia a operação do Uber na cidade sem a necessidade de cumprimento do decreto municipal que impôs regras para o aplicativo.
Com essa decisão, a administração municipal pode fiscalizar se o Uber cumpre as regras impostas --entre elas, o pagamento de uma taxa mensal de R$ 100 por motorista e a instalação de um escritório da empresa na cidade, além de cursos de formação aos motoristas.
Confusão
No primeiro dia de fiscalizações, um motorista do aplicativo teve o veículo apreendido por fiscais da prefeitura na Rodoviária Nova.
Momento em que o veículo é guinchado
Luiz Henrique
Há dois anos morando na cidade, o motorista Cristiano Diniz relata ao Meon que um fiscal da prefeitura se passou por passageiro ao solicitar o serviço pelo aplicativo.
“A chamada foi feita por um funcionário da prefeitura. No momento em que eu cheguei, ele me fechou e veio outro carro na contramão e impediu a minha saída”, disse Cristiano.
Vindo de São Bernardo do Campo, o motorista informou a nossa equipe de reportagem que estava com toda a documentação em dia no momento da abordagem pelo fiscal.
“Não foi uma abordagem nada amigável. A maneira como eles fizeram foi agressiva, parecia que eu estava infringindo a lei. Já foi me dando ordem de sair do meu veículo, dizendo que a liminar tinha caído e eu estava irregular e se eu não saísse teria que responder processo”, diz o motorista.
Outro lado
A prefeitura informa que toda a operação ocorreu dentro da legalidade.
A ação, segundo o governo, foi realizada através de uma denúncia recebida e o flagrante foi possível já que o motorista estava embarcando um passageiro no momento da abordagem dos fiscais. O motorista nega que estaria transportando um passageiro no momento da autuação.
Prevista no decreto municipal, a multa para quem for flagrado realizando transporte clandestino é de R$ 1.544,85, mais a apreensão do veículo.
Em nota enviada ao Meon, a empresa Uber informa que o aplicativo “continua operando normalmente na cidade”.
“A regulamentação existente em São José dos Campos cria, na verdade, outro sistema de táxis e ignora as novas tecnologias que podem servir a cidade”, diz trecho da nota enviada.
“Reforçamos nosso compromisso com o direito de escolha da população e com o direito dos motoristas parceiros de trabalhar”, conclui.
Veja o vídeo do momento em que os fiscais abordam o veículo:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.