Em Taubaté, os alunos aprendem a parte prática do policiamento
Divulgação/Diário Oficial SP
Após ficar oito anos fechada, a Polícia Militar deciciu reabir a Escola Superior de Soldados da PM, em Taubaté. De acordo com a corporação, o espaço foi revitalizado em parceria entre a prefeitura e o governo do Estado.
O prédio está dentro do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I). Foram construídas novas salas de aula, alojamentos, banheiros, além de refeitórios e de dois centros de treinamento de preservação à vida.
De acordo com a PM, a primeira turma, após a revitalização do prédio, se formará em maio. A soldado PM Mônica de Oliveira Silva, 28, formada em nutrição, resolveu seguir os passos da família.
“Meus primossão da PM e sempre que nos visitavam eu pensava: vou trabalhar com eles”, disse. Depois de um ano de concurso, que incluiu provas teóricas, testes psicológicos, médicos e avaliação psicossocial, Mônica foi aprovada e conseguiu realizar o seu sonho.
Após quatro anos como soldado temporário, Aline Tereza Vieira, 25, passou no concurso público na terceira tentativa. “Estudei pedagogia e meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).”
Formado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, o soldado PM Lucas Daniel Joaquim, 26, viu na Polícia Militar a oportunidade para ter estabilidade financeira e profissional. “Pretendo dar continuidade aos meus estudos dentro da instituição e, se possível, trabalhar na área de comunicação da PM.”
Vida nova
“O quartel ganhou vida novamente com a reforma e a vinda desses jovens, de 18 a 25 anos, que estudam aqui na escola. Logo, eles irão participar de atividades para auxiliar no policiamento durante o carnaval, em São Luiz do Paraitinga”, disse o capitão Waldomiro Medeiros.
A Escola de Soldados de Taubaté está subordinada à Escola Superior de Soldados Eduardo Assunção, que fica
em Pirituba, zona norte de São Paulo.
A PM utiliza, também, outras unidades para realizar o Curso para Formação de Soldados -- em São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí, Registro e Junqueirópolis, além das unidades de Pirituba e do Rio Pequeno, na capital.
*Com informações do Diário Oficial do Estado de SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.