Por Meon Em RMVale

Avenidas do Urbanova terão sinalização especial para esportistas

Serão mais de 30 placas em 12 quilômetros de percurso

ciclovia_urbanova

Orientação é para que motoristas reduzam a velocidade e fiquem atentos aos tráfego de ciclistas

Charles de Moura/PMSJC

Quem utiliza o bairro Urbanova, na região oeste, para a prática de atividades físicas vai contar com mais segurança no percurso a partir da próxima sexta-feira (22).

A Prefeitura de São José dos Campos vai inaugurar a sinalização de advertência, com pintura especial de solo e placas educativas, para alertar os motoristas sobre o compartilhamento de alguns espaços com esportistas.

A faixa da direita das avenidas Shishima Hifumi (trecho), Possidônio José de Freitas, João Paulo II, Paratehy, Djanira Mota e Silva e ruas Corcovado e Aquarela do Brasil, até as proximidades do Residencial Jaguari, recebem pintura de solo com desenhos e setas. O material utilizado é refletivo, antiderrapante e com sonorizador para ampliar a segurança dos usuários. Neste trajeto, a orientação é para que os motoristas reduzam a velocidade e fiquem atentos à presença de pessoas que trafegam a pé e de bicicleta.

Leia MaisDono de autoescola diz que pedido de propina foi ação isolada de instrutorApós acidente, motorista paga fiança de R$ 10 mil e deixa prisão em UbatubaIncêndio atinge área de 6 mil m² em Pindamonhangaba

Em aproximadamente 12 quilômetros de percurso, em ambos os sentidos, também serão instaladas 39 placas de advertência e educativa para orientar os condutores.

A nova sinalização integra o conjunto de ações da Semana Municipal de Trânsito (de 16 a 22 de setembro) e vai marcar o Dia Mundial Sem Carro, data em que são realizadas atividades e ações em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades em todo o mundo.

Dia Mundial Sem Carro

A iniciativa do Car-Free Day – Dia Sem Carro - começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades da Europa.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001 nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e propor à sociedade uma reflexão sobre o uso excessivo do carro, além de ressaltar os benefícios dos meios não motorizados de transporte para saúde e qualidade do ar nas grandes cidades.

Em São José dos Campos, a data é comemorada desde 2009, com medidas e ações que buscam incentivar a população a deixar o carro em casa, adotando formas alternativas e não poluentes de deslocamento ou optando pelo transporte coletivo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.