Por Meon Em RMVale

Cidades do Litoral Norte recolhem quase uma tonelada de lixo nas praias em dezembro

Segundo o ‘Boletim do Lixo das Praias’, mais da metade foi classificada com 'traços' de lixo

 

praia_modelo_de_amostragem_lixo

Modelo de classificação de lixo nas prais

Divulgação/Argonauta

Quase uma tonelada de lixo foi recolhido nas praias do Litoral Norte durante o mês de dezembro. O ‘Boletim do Lixo das Praias’ referente ao último mês de 2018 aponta que a grande parte das praias continua com a presença de lixo.

Das 132 praias monitoradas, 74 foram classificadas com “traços” de lixo,  52 como “ausentes” e  seis “inaceitáveis”. Nenhuma foi categorizada com situação “caótica”. Durante o mês de dezembro foram retirados 942,7 kg de lixo das praias.

Em Caraguatatuba, 40% das praias monitoradas foram consideradas inaceitáveis. Das 15 praias em observação, nove foram classificadas como “traços” e seis como “inaceitáveis”.

De acordo com Hugo Gallo, presidente do Argonauta, as praias de Caraguá acabam sendo mais prejudicadas por ficarem perto de centros urbanos com grande movimentação de pessoas. “Caraguá é o município com menos praias, a maioria próximas da cidade e acabam sendo mais atingidas pela poluição”, afirma Hugo.

Ubatuba é a cidade com o maior número de praias monitoradas. Em dezembro foram recolhidos cerca de 330 kg de lixo nas praias da cidade. Grande parte – 46 praias – apresentou 'traços' de lixo no mês de dezembro. As outras 11 foram classificadas como “ausentes”.

Leia MaisDuas famílias deixam casas após cratera se abrir em rua na zona sul de São JoséLadrão é detido por populares após tentar assaltar pedestre em São JoséHospital Municipal de São José abre 40 vagas na área de enfermagem 

As outras duas cidades apresentam melhores índices. Em são Sebastião, 27 praias foram classificadas como 'ausente' e apenas quatro com 'traços'. Já Ilhabela registrou 14 praias 'ausentes' de lixo e outras 15 com apenas 'traços'.

O presidente do Argonauta explica que a classificação 'traço' é quando há na areia resíduos pequenos que você consegue identificar andando, mas quando olha de longe não consegue identificar, mas ressalta que qualquer tipo de lixo no mar pode prejudicar os animais.

“A classificação ‘traços’ é o que consideramos como o máximo razoável. [...]Qualquer plástico pode fazer mal a formas de vida marinha quando esta na água”, afirma Hugo.

Tartarugas Mortas

Durante o feriado prolongado de Ano Novo, o Instituto Argonauta encontrou quatro tartarugas mortas em Ubatuba. Além dessas, outras duas foram resgatadas com ferimentos e encaminhadas para tratamento no Projeto Tamar. De acordo com o Instituto Argonauta, os animais foram encontrados entre os dias 2 e 6 de janeiro.

Nenhuma delas teve a causa da morte evidenciada ou conclusiva. Foram coletados materiais e enviados para análise. Segundo a bióloga e coordenadora do Instituto, Carla Beatriz Barbosa, mesmo sem nenhum motivo aparente da morte, o lixo nas praias e descartado no mar é o principais vilão das tartarugas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.