Por Felipe Kyoshy Em RMVale

COI ajuda a identificar atos de vandalismo nas cidades da região

Cidades contam com centrais interligadas para aumentar segurança

Importante ferramenta em segurança pública, os COIs (Centros de Operações Integradas) têm ajudado na identificação de atos de vandalismos e infrações nas cidades da RMVale.

Há um mês, a cidade de Pindamonhangaba começou a operação no Centro. Ao total, são 16 câmeras espalhadas pela cidade. Até o fim do ano, a Prefeitura disse que irá instalar mais 16.

No último sábado (19), por exemplo, as câmeras identificaram cinco pichadores que estavam depredando um parquímetro, na zona central de Pinda (assista ao vídeo acima). No início do mês, dois estelionatários foram presos aplicando golpes em uma agência bancária.

O secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, destaca que os equipamentos têm feito a diferença.

“As centrais são de grande importância, pois possibilita a identificação de anormalidades, dar informações para a PM. Já foram inúmeras ocorrências durante este período e contribuído muito para a segurança da cidade”, disse o Cap. José Sodário Viana, secretário de proteção ao cidadão.

Leia MaisSão José ganha mais 20 câmeras do COI nesta terça-feiraPolícia prende dois estelionatários com auxilio de câmeras do COI Idosa de 71 anos perde R$ 10 mil no golpe do bilhete premiado

Região

Em Taubaté, são 130 câmeras que operam durante 24h. Em três anos, a secretaria de segurança diz terem sido identificadas mais de 10 mil ocorrências. A constatação é que, se não houvessem os equipamentos de vigilância, muitos casos não seriam detectados.

“Foram muitos casos que não foi preciso terceiro para identificar ocorrências. Existem também radares inteligentes, para rastrear fluxo de veículos. Esses equipamentos auxiliam no esclarecimento de investigações”, ressalta Marcus Querido, diretor de segurança pública de Taubaté.

São José dos Campos é a cidade que mais conta com câmeras de segurança. São 531 equipamentos em uma central, que interliga Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana (Trânsito e Transportes), Secretaria de Saúde (Samu) e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.