Licitação deve ser lançada até final ano pela prefeitura
Flávio Pereira/Meon
Com a promessa de começar as obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit) no início de 2015, uma comitiva da Secretaria de Transportes de São José dos Campos visita cidades pioneiras neste tipo de sistema de mobilidade urbana baseado no uso de ônibus.
A equipe, composta pelo secretário de Transportes, Luiz Marcelo Silva Santos, e diretores da pasta, está conhecendo novas estratégias adotadas por outras cidades na operação e monitoramento do BRT. Entre as cidades já visitadas estão Curitiba, São Paulo e Campinas.
"Fomos até Curitiba para buscarmos informações sobre o projeto, onde tudo nasceu e é o berço do BRT. O projeto nasceu em Curitiba e foi exportado para várias cidades do mundo. Vamos trazer informações e implantar o sistema de forma moderna, alinhando com o desenvolvimento da cidade", afirma Santos.
Com a reestruturação do sistema de transporte público e investimento de R$ 800 milhões liberados pelo governo federal, o projeto vai ser implantado em 18 meses e está na fase de análise jurídica para a abertura da licitatação, prevista para o final deste ano. Já a obras devem começar no primeiro semestre de 2015.
"Temos agora apenas sete quilômetros de corredores exclusivos, mas com o projeto, o número vai saltar para 70 quilômetros, com a implantação de estações confortáveis para o usuário do transporte e acessibilidade para a pessoa com mobilidade reduzida", comenta o secretário.
Comércio
Em visita a Curitiba, o secretário de Transportes também conheceu projetos que fomentam a criação de comércios próximo às estações de baldeação do transporte. Esta medida começou a ser implantada naquela cidade a partir dos anos 80, que se tornou referência no transporte coletivo.
"Além dos corredores que anunciamos, também estamos estudando o fluxo próximo às estações do transporte, com a criação de comércios e ações que vão contribuir para o desenvolvimento urbano na cidade. Estamos conhecendo o que as outras cidades ganharam e também quais foram os problemas que tiveram, para que possamos ter mais acertos do que erros", diz Luiz Santos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.