Dona Arlete e seu esposo André foram até uma loja em São José dos Campos comprar um conjunto de mesa de vidro e cadeiras para a sala de estar. Até encontraram o modelo, mas o preço não estava nada convidativo. Então, a vendedora prontamente abriu o site da loja, apresentou um modelo de outra cor, mas com preço mais em conta, e finalizou a compra pelo casal.
O negócio foi feito por meio de uma das empresas parceiras que disponibilizam produtos no site da tal loja -- isso se chama marketplace.
Quando o kit chegou, não era de vidro e nem da cor que havia sido anunciada no site.
O casal solicitou a troca em julho, mas até agora, nenhuma das duas lojas, nem a fornecedora de Santa Catarina, Casa 812, e nem a dona do site, Magazine Luiza, recolheu os produtos da casa deles.
“Ficamos felizes por podermos levar a mesa de vidro do meu sonho por valor mais em conta. Doei a mesa antiga para esperar a nova e fiquei sem nenhuma até hoje. (...) Somos clientes da loja, pagamos certinho, é até vergonhoso passar por uma situação dessas”, desabafa a dona de casa Arlete Ramos.
Você já passou por situação parecida? Em momentos como este, saber quem é o responsável e conseguir localizá-lo para resolver o problema pode ser trabalhoso, por isso, pedimos informação ao Procon de São José dos Campos.
O Portal Meon conversou com o diretor do Procon, o advogado Georges Salim Assaad Junior, para entender quem se responsabiliza pelo consumidor no caso em que a compra é feita pelo marketplace, mas de uma loja parceira que anuncia produtos no site.
Em casos como o de dona Arlete e seu André, a responsabilidade pela troca ou qualquer outro problema decorrente da compra no marketplace é solidária, segundo o diretor.
“(A responsabilidade é) tanto da empresa que provê esse site quanto da loja que está credenciada para fazer a venda do produto. Em caso de não entrega, de defeito etc., ambas respondem; em primeiro lugar, a empresa que vendeu, que ofertou o produto, no caso, uma grande loja”, explica o advogado.
Procurada pela reportagem, a loja Casa 812 explicou que houve ruído na comunicação entre o Magazine Luiza e a Casa 812, mas que fez contato com a transportadora nesta segunda-feira, que afirmou poder recolher a mesa e as cadeiras amanhã (21).
A parceira do magazine também afirmou que já solicitou estorno do valor pago pelos clientes, em vez de esperar o produto ser devolvido à fornecedora. Resta ao Magalu efetuar o estorno também. Além disso, a loja se prontificou a fazer contato com dona Arlete para explicar o que aconteceu e os trâmites seguintes.
O Magazine Luiza, por sua vez, respondeu que está em contato com a Casa 812 para que o produto seja retirado o quanto antes e que o cancelamento da compra será efetuado assim que a coleta for realizada.
Gestante entra em trabalho de parto na estrada em Taubaté
Mãe foi atendida por equipe da CCR RioSP
Tremembé abre inscrições para curso gratuito de marketing digital
Programa Qualifica SP oferece 20 vagas presenciais para jovens
Trump reage a protestos em LA com envio de tropas
Cidade vive clima de tensão com confrontos nas ruas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.