RMVale

Credores aprovam plano de recuperação da Avibras

Atual proprietário deve ser destituido

Escrito por Meon

27 MAI 2025 - 11H11 (Atualizada em 27 MAI 2025 - 11H26)

Divulgação/ Edilene Faria

O plano alternativo de recuperação judicial da Avibras Indústria Aeroespacial apresentado pela Brasil Crédito foi aprovado, nesta segunda-feira (26), pela Assembleia Geral de Credores (AGC), realizada em formato virtual. O plano prevê a destituição do atual proprietário, João Brasil Carvalho Leite, e a nomeação judicial de um interventor.

+Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp!

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região participou da assembleia como representante dos trabalhadores e votou a favor do plano, que agora segue para homologação judicial.

Desde que a Avibras entrou com pedido de recuperação judicial, em 18 de março de 2022, foram três anos de luta por salários e empregos. A empresa chegou a demitir 422 funcionários, mas os cortes foram cancelados graças à luta organizada pelo Sindicato e ação movida pela entidade.

A Avibras vive a pior crise de sua história e acumula uma dívida de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Além de dever para os trabalhadores, a empresa tem débitos com o governo federal, bancos públicos e privados e fornecedores.

Plano de retomada

Simultaneamente ao plano alternativo de recuperação judicial, o Sindicato e a Brasil Crédito negociaram nas últimas semanas os termos relativos ao pagamento das dívidas trabalhistas para o retorno dos trabalhadores à fábrica, que estão em greve desde 9 de setembro de 2022. Nesse plano de retomada ficaram acertadas as seguintes condições:

- parcelamento em 48 meses dos 25 salários, 13º, férias e FGTS que estão atrasados;

- conversão das multas trabalhistas em 10% das ações da Nova AVB, quando acontecer a abertura de capital social;

- todos os trabalhadores que retornarem à fábrica terão seus direitos preservados;

- estabilidade no emprego por no mínimo 90 dias.

+Receba as notícias do dia - clique AQUI 

“A saída de João Brasil foi uma importante vitória. A Avibras voltando a funcionar será uma grande conquista dos trabalhadores. O Sindicato tem orgulho de estar na linha de frente dessa luta em defesa dos direitos e pela volta da principal indústria de defesa do país. Infelizmente, em momento algum pudemos contar com o governo federal, que se manteve omisso. Só chegamos até aqui graças a garra e a luta dos trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.