A Embraer anunciou que vai parar de produzir o Legacy 650 e o Lineage 1000. Nas últimas semanas os aviões já não estavam sendo fabricados, mas a empresa ainda não havia se posicionado oficialmente sobre o tema.
Até o ano passado, o Legacy 650 era fabricado na planta de São José dos Campos. Já o Lineage 1000 utiliza a mesma plataforma do Aviação comercial E190, que continua sendo fabricado na cidade.
De acordo com uma nota divulgada pela Embraer, a decisão de encerrar a produção do Legacy 650 e do Lineage 1000 já vinha sendo estudada há algum tempo. A pandemia de Covid-19 teria sido o motivo para acelerar a decisão de retirar essas aeronaves de produção.
A decisão também afeta outros aviões também da família do Legacy, os aviões modelo 450 e 500 terão a produção diminuída. Ainda assim, essas duas últimas vão continuar sendo produzidas, mas para atender clientes considerados estratégicos pela empresa.
Ainda segundo a empresa, a decisão também vai ajudar a fabricante a focar em outras famílias de aviões. A ideia é dar mais evidência às novas aeronaves e os clean-sheet – aviões que foram desenvolvidos completamente pela Embraer. Os jatos da série Phenom 100, Phenom 300, Praetor 500 e Praetor 600 devem assumir o posto dos aviões que não serão mais fabricados.
Apesar de não serem mais fabricados, os clientes que contam com o Legacy 650 ou o Lineage 1000 na frota vão poder continuar solicitando a assistência da empresa no mundo todo.
Ainda na nota, a Embraer ressaltou a importância dos dois aviões na história da empresa. “Os jatos Legacy 650 e Lineage 1000 foram fundamentais no desenvolvimento da Embraer para se tornar um dos principais fabricantes do mercado de aviação executiva e refletem a longa história de capacidade de engenharia, conhecimento aeronáutico, e robustez do produto”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.