RMVale

Especial: Tendências e Benefícios da Educação Bilingue no Brasil

Explorando as Oportunidades de Aprendizado

Escrito por Samantha Pinto

06 NOV 2023 - 17H10 (Atualizada em 06 NOV 2023 - 17H24)

Freepik

Conforme a Associação Brasileira de Ensino Bilingue (ABEBI), o número de escolas bilingues no Brasil cresceu 10% nos últimos anos e continua evoluindo a cada ano.

Leia a Metrópole Magazine 

Esta matéria é ESPECIAL da edição de outubro da revista Metrópole Magazine.

Na cidade de São Paulo existem 71 instituições de ensino bilingue e oito internacionais. O número de estudantes subiu 64% nos últimos cinco anos, mudando de 2,8 mil para 4,6 mil nos últimos cinco anos.

A formação bilingue vai além da simples aquisição de um novo idioma. Além das bases gramaticais e técnicas essenciais para a evolução linguística, ela também se aprofunda na esfera cultural, histórica, econômica e social que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de um segundo idioma. No contexto brasileiro, a língua inglesa assume um papel de destaque.

Quando se trata de matricular uma criança em uma escola que oferece Educação Bilíngue, não existe uma idade fixa a ser seguida. No entanto, é amplamente reconhecido que iniciar o processo o mais cedo possível pode resultar em benefícios significativos.

“A melhor idade para aprender inglês pode variar de pessoa para pessoa, mas existem algumas considerações gerais. Em geral, quanto mais cedo uma pessoa começa a aprender um novo idioma, melhor. No entanto, isso não significa que os adultos não possam aprender inglês com sucesso. Na verdade, os adultos têm a vantagem de serem mais disciplinados e terem uma compreensão mais profunda de conceitos gramaticais, o que pode acelerar o processo de aprendizagem” Luiza Marcondes Cesar, Empresária e Diretora da The Family Idiomas.

As crianças possuem uma grande plasticidade cerebral (capacidade que o cérebro tem de se modificar de acordo com as necessidades, estimulo e ambiente), o que lhes confere uma notável capacidade de aprender e se adaptar a novos desafios.

Portanto, a exposição precoce à Educação Bilingue pode ser um fator determinante para o sucesso nesse empreendimento. Quanto mais cedo a criança é imersa em um ambiente bilíngue, mais fluido e eficaz tende a ser o processo de aprendizado.

Quem tem a oportunidade de estudar em dois idiomas desfruta de uma série de benefícios. Isso inclui um maior nível de concentração, um aprimoramento mais significativo das habilidades de escrita, leitura e expressão verbal.

Além disso, essa experiência promove o desenvolvimento do pensamento criativo, proporciona uma base cultural mais diversificada e fomenta o respeito pelas diferenças. Também é digno de nota que crianças bilingues têm uma maior facilidade para aprender outros idiomas no futuro. Há evidências sugerindo que essa prática pode contribuir para a proteção do cérebro contra doenças degenerativas, como o Alzheimer.

“A duração necessária para atingir a fluência em inglês varia consideravelmente de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores. Não existe um prazo fixo que se aplique a todos. Aqui na The Family, com o Método Callan, já tivemos alunos de Intensivão que se dedicaram todos os dias, no mínimo 3 horas por dia, e que atingiram a fluência em 12 meses, e também já tivemos alunos que optaram por menos tempo de estudos por semana e que acabaram levando um pouco mais de tempo para atingir o mesmo resultado” disserta Luiza Marcondes Cesar.

No contexto da educação e idiomas, existem três tipos de ensinos que devem ser diferenciados: educação bilingue, ensino de idiomas e escola internacional.

Nas escolas e programas bilingues, ambas as línguas são utilizadas não apenas como meio de ensino, mas também como instrumento de avaliação dos estudantes.

O bilinguismo no ambiente escolar proporciona aos alunos as habilidades necessárias para se comunicarem tanto em contextos acadêmicos quanto sociais. Sob esse modelo, os estudantes não apenas recebem aulas de inglês, mas também aulas em inglês. Por exemplo, pode ocorrer que uma disciplina seja apresentada na grade curricular como duas matérias distintas, como Matemática tradicional e Maths (matemática ministrada integralmente em inglês).

No ensino de línguas, os alunos recebem aulas voltadas especificamente para o idioma em questão. Isso é evidente nos cursos de inglês, por exemplo.

Por outro lado, uma escola internacional é uma instituição que segue o currículo educacional aprovado por um país estrangeiro. Isso oferece excelentes oportunidades aos estudantes, como a possibilidade de ingressar em universidades no exterior e diversas outras perspectivas.

Nem todas as escolas podem ser bilingues, não basta somente adicionar horas no currículo, existem diversos critérios a serem seguidos. Para se tornar uma escola bilíngue certificada e necessário tempo, estudo e ter professores qualificados.

O inglês é muito importante e indispensável na vida profissional, para aqueles que não possuem aulas de inglês na escola, é preciso fazer um curso de idiomas.

“Ter um curso de inglês é crucial por diversas razões. Primeiramente, o inglês é amplamente reconhecido como a língua global dos negócios, da tecnologia, da ciência e da cultura pop. Isso significa que a habilidade de se comunicar em inglês abre portas para uma ampla gama de oportunidades profissionais e pessoais. Além disso, o impacto no futuro é significativo. O acesso à informação e ao conhecimento em inglês é imenso. A maioria das pesquisas acadêmicas, literatura técnica e conteúdo educacional de alta qualidade estão disponível em inglês” conclui a empresária.

Em 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilingue no Brasil, introduzindo importantes definições e regulamentações que orientam a comunidade escolar na compreensão do conceito de escola bilíngue.

Segundo o documento, ficou estabelecido que as escolas com currículo bilíngue devem oferecer um currículo integrado, no qual pelo menos 30% da carga horária semanal seja ministrada na língua adicional. Ademais, os professores que atuam nesses contextos precisam possuir formação complementar em educação bilíngue e comprovar proficiência na língua adicional.

Inglês nas Escolas Públicas

Cerca de 8 mil estudantes dos 7º e 8º anos têm a oportunidade de participar das atividades no contraturno escolar em São José dos Campos. Eles contam com um conjunto de recursos que inclui material específico, uma plataforma digital, aulas ao vivo semanais e suporte para tirar dúvidas com uma equipe de especialistas do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais).

Essa iniciativa começou em março e tem impactado positivamente a rotina tanto dos alunos quanto das escolas, que disponibilizam laboratórios de informática e espaços de acesso. Os materiais didáticos apresentam uma linguagem contemporânea, com exemplos reais de situações práticas de uso da língua.

Além disso, as escolas municipais e estaduais já possuem Inglês ou até mesmo Espanhol na grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio, proporcionando aos alunos o contato com o idioma desde cedo.

No início do ano, alunos do 1º ao 5º ano também começaram a ter aulas de inglês da rede pública. A iniciativa já beneficiou mais de 25 mil alunos, com apoio didático e metodologia inovadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...