RMVale

Estudantes de São José participam da Mostra Brasileira de Foguetes no sábado

Foguetes são construídos com materiais recicláveis e que devem ser lançados o mais distante possível

Escrito por Meon

12 MAI 2022 - 19H27 (Atualizada em 12 MAI 2022 - 19H33)

Reprodução

Neste sábado (14), cerca de 200 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao Médio do Poliedro Colégio, de São José dos Campos, participarão da etapa prática da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes. Na ocasião, serão realizados lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis. O evento será realizado na área aberta do campus Univap Urbanova, das 8h30 às 13h00.

Sobre a mostra

A MOBFOG é uma olimpíada experimental, cujo objetivo é expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível.

Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o Brasil, previamente cadastradas. Os lançamentos devem ser realizados pelas escolas até sexta-feira que vem (20).

Reprodução
Reprodução


Lançamento de foguetes

A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até 30 de junho.

O Poliedro Colégio participa da mostra anual há 7 anos. O evento integra a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).

A instituição oferece treinamento e suporte para a participação dos estudantes em olimpíadas como a MOBFOG. O coordenador de Olimpíadas Científicas do colégio, Thiago Pavan, avalia os benefícios para a aprendizagem dos estudantes. “No Poliedro, nossos alunos são incentivados a participar de diversas modalidades de Olimpíadas Científicas. Uma delas é a Mostra de Foguetes, da qual participamos desde 2016. Nos últimos anos, nossas turmas têm se destacado muito nesse projeto, com foguetes que atingem 300 metros de distância, sendo destaque nacional na modalidade”, contou Thiago Pavan.

“Muito mais do que o resultado em si, com a iniciativa contribuímos com a formação desses jovens cientistas e valorizamos o conhecimento e a autonomia na resolução de problemas”, concluiu.

Reprodução
Reprodução


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.