Neste sábado (14), cerca de 200 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao Médio do Poliedro Colégio, de São José dos Campos, participarão da etapa prática da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes. Na ocasião, serão realizados lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis. O evento será realizado na área aberta do campus Univap Urbanova, das 8h30 às 13h00.
A MOBFOG é uma olimpíada experimental, cujo objetivo é expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível.
Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o Brasil, previamente cadastradas. Os lançamentos devem ser realizados pelas escolas até sexta-feira que vem (20).
A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até 30 de junho.
O Poliedro Colégio participa da mostra anual há 7 anos. O evento integra a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).
A instituição oferece treinamento e suporte para a participação dos estudantes em olimpíadas como a MOBFOG. O coordenador de Olimpíadas Científicas do colégio, Thiago Pavan, avalia os benefícios para a aprendizagem dos estudantes. “No Poliedro, nossos alunos são incentivados a participar de diversas modalidades de Olimpíadas Científicas. Uma delas é a Mostra de Foguetes, da qual participamos desde 2016. Nos últimos anos, nossas turmas têm se destacado muito nesse projeto, com foguetes que atingem 300 metros de distância, sendo destaque nacional na modalidade”, contou Thiago Pavan.
“Muito mais do que o resultado em si, com a iniciativa contribuímos com a formação desses jovens cientistas e valorizamos o conhecimento e a autonomia na resolução de problemas”, concluiu.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.