RMVale

Geada marca início da semana, mas calor deve aumentar nos próximos dias

Previsão indica manhãs frias e tardes mais quentes

Escrito por Meon

14 JUL 2025 - 11H20 (Atualizada em 14 JUL 2025 - 11H39)

Reprodução

A semana começou com registros de geada em áreas de mata da região do Vale do Paraíba, cenário típico das madrugadas de inverno sob baixa nebulosidade. No entanto, segundo os institutos meteorológicos, a tendência para os próximos dias é de leve elevação das temperaturas, com tardes cada vez mais quentes e sensação térmica de calor mais intensa, especialmente a partir de quinta-feira (17).

Os registros de geada ocorreram nesta segunda-feira (14) no Horto Florestal de Campos do Jordão e no bairro Vargem Grande, em Cunha. A vegetação amanheceu coberta por uma fina camada branca, provocada pela combinação entre ar seco, céu limpo e queda acentuada nas temperaturas durante a madrugada.

Em Campos do Jordão, a mínima registrada foi de 3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), enquanto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirmou que o fenômeno se deu pela baixa cobertura de nuvens, que funcionam como uma manta térmica, retendo o calor próximo ao solo.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

De acordo com o Clima Tempo, a previsão é de que, apesar das manhãs seguirem geladas, as tardes serão marcadas por maior aquecimento. A mudança se deve a alterações na circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera, que começam a afastar o ar polar que predominou na semana anterior. Assim, as máximas devem subir gradativamente, atingindo até 30°C em algumas cidades do Vale até o final da semana.

Até quinta-feira (17), a tendência é de máximas entre 23ºC e 25ºC e mínimas entre 8ºC e 12ºC na maior parte da região. O tempo seco também deve persistir, sem previsão de chuva nos próximos dias — o que, além de aumentar a sensação de calor, eleva o risco de queimadas e agrava a qualidade do ar em áreas urbanas.

Diante deste cenário, recomenda-se atenção redobrada à hidratação, cuidado com exposição prolongada ao sol e prevenção contra incêndios em áreas verdes. A orientação vale especialmente para produtores rurais e moradores de zonas de mata, mais expostos a variações bruscas de temperatura e ao tempo seco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.