Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 06 SET 2020 - 08H31

Ilhabela: lendas, tradições e histórias de quem vive no arquipélago

Conheça a lenda da canoa fantasma; a história de quem trocou a capital São Paulo pela ilha; e ainda pratos típicos

PMI
PMI
Quem nasceu e foi criado na ilha também se encanta com o paraíso, que carrega histórias e tradições


Ilhabela é um arquipélago rico em belezas naturais no Litoral Norte de São Paulo. Conhecida como a Capital Nacional da Vela, o ponto turístico abundante em praias e cachoeiras atrai turistas do mundo inteiro. Não só de passagem. Há quem tenha se apaixonado pelo local e resolvido viver ali. Quem nasceu e foi criado na ilha também se encanta com o paraíso, que carrega histórias e tradições.

De São Paulo para Ilhabela

ArquivoPessoal
ArquivoPessoal
Denise e as filhas Chiara e Lis


A psicóloga Denise Rangel Baptista, 53, mora na ilha desde 2006. Ela conta que desde jovem frequentava a ilha. Antes de mudar para o arquipélago, casada com um velejador, ela levava uma vida frenética na capital São Paulo. “Um dia meu marido acordou e disse quero voltar a viver, e educarmos nossas filhas no mar”, relata.

“Sonhava em viver na praia e por esse motivo resolvemos criar um projeto que pudéssemos estar conectados na natureza, incentivar nossas filhas desde cedo a desfrutar das atividades outdoor em família! Velejar, remar, pedalar e viver ao ar livre com segurança”, acrescenta.

E parece que a escolha da Denise de educar as filhas na ilha deu muito certo. Em entrevista ao Meon em maio deste ano, ela comentou que a frase clássica de suas filhas é "Mãe, quando eu for mãe quero educar meus filhos na Ilhabela".

ArquivoPessoal
ArquivoPessoal
Denise e as filhas Chiara e Lis


Tradições caiçaras

Segundo o site da Prefeitura de Ilhabela, o saber fazer tradicional da comunidade caiçara representa um dos principais patrimônios imateriais do arquipélago. Algumas comunidades, inclusive, comercializam os artesanatos, sendo uma fonte de renda.

Divulgação/PMI
Divulgação/PMI


As comunidades tradicionais da Ilha carregam também outras tradições, como sotaque carregado, jargões, ditos populares, danças típicas caiçaras, entre outras.

A gastronomia não fica de fora. Segundo o site da prefeitura são pratos típicos do arquipélago, entre outros: Azul-Marinho, Pirão de Peixe, Peixe assado na areia da praia, Ovas de Tainha, Escaldado, Pregoai, Mariscos: Taioba e Berbigão, Lambe-Lambe, Paçoca de Banana Verde, Bolinho de Banana Verde, Fruta Pão, Doce de Mamão Verde em calda, Consertada e Café de Garapa.

Lendas de Ilhabela

Bruno Costa Tenório é conhecido por contar lendas do arquipélago. Ele explica que as histórias eram contadas por sua avó, que faleceu com 100 anos de idade na comunidade da Praia da Fome. O pescador artesanal é nascido e criado na comunidade. “Um lugar totalmente paradisíaco, cheio de lendas e contos. Eu sou a quarta geração da minha família”, relata Bruno.

Bruno Tenório
 Bruno Tenório
Praia da Fome


Confira abaixo duas lendas compartilhadas pelo Bruno:

Há muitos anos, durante uma maré ruim, um homem encalhou na Praia da Fome. Uma família que morava no morro do Zé Mário o acolheu. Porém, até então, ninguém sabia da onde ele tinha vindo. O homem cercava bambuzal com rede na beira da praia longe da água. De manhã, as pessoas, inclusive a família, pegavam peixes e pedaços de carne vermelha e levavam para casa. Certo dia a família resolveu dar uma festa. Na ocasião, a criança da família fez uma cruz no prato do homem, que foi desvendado como um bruxo. Conta a história que nessa noite houve um estouro na casa da família e que todos morreram soterrados. Hoje em dia há uma cratera no local em que havia a casa.

Outra lenda é a da canoa fantasma. Conta a história que, ao anoitecer, a canoa com pessoas ia até a metade da entrada da praia. Porém, enquanto os caiçaras olhavam, ela sumia. Ninguém sabe de onde vinha a canoa.

Bruno Tenório
 Bruno Tenório
Praia da Fome


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.