RMVale

Jacareí celebra 35 anos do Estatuto da Criança e Adolescente

Evento reforçou a importância da garantia dos direitos

Escrito por Meon

13 JUL 2025 - 09H01

Divulgação

A Prefeitura de Jacareí, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar promoveram, nesta sexta-feira (11), um encontro especial em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em Jacareí. O evento foi marcado por momentos de celebração, reflexão e mobilização em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, como saúde, liberdade, lazer, convivência familiar e educação.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

Além disso, o encontro contou com uma apresentação especial das adolescentes do grupo de balé da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Fênix, do bairro Rio Comprido.

Para a secretária de Assistência Social, Juliana Dualibi, "celebrar os 35 anos do ECA é reafirmar o nosso compromisso com a proteção e o cuidado integral com as crianças e adolescentes de Jacareí. É uma oportunidade de lembrar que cada direito garantido é fruto de luta e mobilização, e que o trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil é essencial para construirmos uma cidade mais justa, acolhedora e segura para todos”, disse.

Estatuto da Criança e do Adolescente

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é o principal marco legal brasileiro voltado à infância e adolescência, e estabelece os direitos dessa população com base nos princípios da proteção integral e prioridade absoluta, conforme previsto no Artigo 227 da Constituição Federal.

O estatuto representou uma mudança significativa na forma como o país encara a infância e a juventude, reconhecendo crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e reafirmando o dever da família, da sociedade e do Estado em garantir seu pleno desenvolvimento e protegê-los de toda forma de discriminação, violência e negligência.

Durante o evento, foi ressaltado o papel essencial dos conselhos de direitos – municipais, estaduais e nacional – que, em parceria com o poder público e a sociedade civil, atuam no controle das políticas públicas por meio do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), garantindo que as diretrizes do ECA sejam efetivamente cumpridas.

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.