RMVale

Mais da metade das praias do Litoral Norte contém lixo

Plástico equivale a 70% de todo o lixo removido do mar

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

02 SET 2021 - 16H34 (Atualizada em 02 SET 2021 - 17H57)

Instituto Argonauta

O calor vem chegando e logo as pessoas vão começar a descer a serra em busca de diversão e descanso. Na hora de decidir o destino, confira se a praia escolhida tem muito ou pouco lixo.

Quanto a isso, o Instituto Argonauta, que atua pela conservação dos ambientes marinhos e costeiros do Litoral Norte, pode ajudar. O órgão publica mensalmente o Boletim do Lixo, com dados de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

O boletim mais recente, referente a julho, mostra que 64% das 130 praias monitoradas continham alguma evidência de lixo. Isto equivale a 84 praias poluídas. 34,6% delas foram classificadas como Ausente e 0,8% como Inaceitável. No mês passado, nenhuma foi considerada Caótica.

Mesmo assim, o instituto informa que 70% do lixo coletado nas praias corresponde ao plástico, material que demora até 500 anos para se decompor.

O vidro corresponde a 6% dos resíduos, metal equivale a 5%, papel e papelão são 3% e outros materiais correspondem a 16% de tudo.

A estimativa é de que 80% do lixo encontrado no mar vem da terra, das pessoas.

Peixe é encontrado com plástico no estômago

Além dos malefícios a nós, seres humanos, todo esse lixo também prejudica a fauna marinha. Na quarta-feira (01), por exemplo, o instituto registrou o caso de um pescador que encontrou um peixe robalo na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba. Ao abri-lo para limpar, o homem encontrou uma embalagem de quase 10cm de plástico dentro do estômago do animal.

Quando entram em contato com o mar, resíduos como este provocam contaminação e morte de espécies.

Os Boletins do Lixo estão disponíveis no site do Instituto Argonauta, em Ubatuba. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.