Por João Pedro Teles Em RMVale

Lojas de produto único ganham mercado em São José dos Campos

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Brigadeiros gourmet são destaque na Brigadeiroca, de São José dos Campos

Flávio Pereira/Meon

Tendência consolidada na capital paulista, comércios especializados em um produto só ganham espaço em São José dos Campos. Na cidade, já é possível encontrar lojas que vendem apenas brigadeiros gourmets, croissants ou esmaltes.

Conhecido como comércio monotemático, o setor ganha adeptos principalmente entre os empresários do ramo gastronômico, que enxergam na aposta uma forma de estabelecer uma grife.

Pegando carona no recente gosto do brasileiro pelos produtos gourmets, as lojas apostam em ingredientes refinados e um toque de exclusividade para conquistar uma clientela disposta a pagar por tal luxo.

Prestes a completar três anos de loja, a proprietária da Brigadeiroca, de São José dos Campos, Ana Lataro, contabiliza o sucesso do empreendimento. Mais do que as 36 sofisticadas variações da receita, a doceira trabalha para oferecer uma verdadeira viagem sensorial aos clientes.

"A ideia de abrir o estabelecimento veio de uma conversa com a minha sócia (a publicitária Gabriela Menacho), enquanto contava para ela a sensação de 'estar andando nas nuvens' que as pessoas têm quando estão provando um doce muito gostoso. E é isso o que eu quero, que as pessoas sintam quando entram na loja e provam nossas receitas", afirma.

Para tanto, o cuidado na decoração da loja, na embalagem dos brigadeiros, aparência do produto e o próprio treinamento dos funcionários é meticuloso. A aposta tem se mostrado certeira, a loja já abriu uma segunda unidade em um shopping de Jundiaí, onde os produtos são vendidos em um quiosque.

"Estamos pensando em expandir, mas precisamos ser cuidadosas. Há muitas pessoas que nos procuraram interessadas em abrir franquias, mas como nosso maior patrimônio é a qualidade do produto, precisamos garantir que, caso hajam novas lojas, a excelência seja a mesma da matriz", afirma.

Risco
De acordo com o coordenador do curso de pós-graduação em administração de empresas da FAAP São José dos Campos, o professor Renato Henrique Ferreira Branco, o setor é um reflexo do momento de estabilidade econômica que o país vive. Segundo o especialista, é necessário, entretanto, estar preparado para possíveis tempestades.

"O que acontece é que, ao primeiro sinal de instabilidade financeira, esses produtos mais elaborados são justamente os primeiros a serem cortados dos gastos pessoais. Portanto, cabe ao empresário desta área estar sempre antenado às variações do mercado para poder se antecipar à possíveis mudanças", afirma.

Comprova o discurso do especialista o fato de recentemente a maior rede especializada em cupcakes dos Estados Unidos, a Crumbs Bake Shop, anunciar o encerramento de suas atividades. A rede, que chegou a ter 65 unidades e ações negociadas na Nasdaq não resistiu à recessão econômica que atingiu o país nos últimos anos.

"Ainda acredito que seja um mercado bastante promissor. Mas para se dar bem neste ramo é preciso superar as expectativas dos clientes, evitar o máximo de desperdício nos processos de produção -já que a matéria-prima utilizada tem um custo elevado- e estar preparado para se antecipar às mudanças da economia", conclui o professor.

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