Com uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mais de 500 árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Morro dos Mineiros. Houve manejo da vegetação nativa da região e a ação de florestamento. A área está há um ano sem registro de ocorrência de incêndios.
+ Leia mais notícias da LitoralNorte
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O plantio contribuiu para o sequestro de 70 toneladas de gases do efeito estufa da atmosfera. Segundo estudos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica; cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) equivalente ao longo de seus primeiros 20 anos.
São realizados também, na região, tratos culturais como o coroamento, que consiste na retirada da vegetação ao redor da planta para reduzir a competição por nutrientes e luz, além da criação de aceiros, faixas livres de vegetação ao longo da área enriquecida, com o objetivo de prevenir a passagem e/ou propagação do fogo e evitar queimadas na área de plantio.
“Com esse importante projeto de florestamento, o Morro dos Mineiros se transforma em um exemplo de conservação ambiental, onde a natureza é protegida e a cidade se beneficia dos serviços ecossistêmicos proporcionados pela Mata Atlântica”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
A manutenção efetiva do plantio também é um ponto chave para a eficiência do florestamento. Ao dar as condições necessárias para que a natureza siga seu curso, a Secretaria busca garantir a continuidade do processo e o estabelecimento de um ecossistema saudável e diversificado.
Todas as espécies nativas de Mata Atlântica foram produzidas pelo Viveiro Municipal Aroeira, demonstrando o comprometimento da administração pública com a preservação ambiental e a valorização das espécies da região.
SJC: Prefeitura lança força-tarefa de poda em bairros Vista Verde e Morumbi
Ação preventiva começa na próxima semana nas zonas leste e sul para reduzir riscos e atender demandas dos moradores
Trump diz que Lula pode ligar a qualquer momento
Presidente dos EUA abre caminho para diálogo, mas mantém críticas a tarifas
8ª edição do Festival FELINO começa neste sábado (2)
Evento aconte até 26 de agosto em todo Litoral Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.