Relatório da Cestesb aponta melhora na qualidade da água do Paraíba
Flávio Pereira/Meon
Pelo segundo ano consecutivo, melhora a qualidade das águas do rios no Estado de São Paulo, aponta relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a agência registrou qualidade elevada também em 10 dos 11 pontos de coleta avaliados no Rio Paraíba do Sul, com o reaparecimento de peixes.
O último relatório ambiental da Cetesb é baseado em dados coletados ao longo de 2013. O documento traz, além de informações sobre a qualidade das águas superficiais do Estado, dados sobre a qualidade do ar e das praias e identificam tendência de melhora em rios que deixaram de receber despejos de esgoto sem tratamento, como o Paraíba do Sul.
Em dez dos 11 pontos monitorados do Rio Paraíba do Sul o IQA (Índice de Qualidade de Água) foi considerado bom. Segundo a Cetesb, um dos motivos para a elevação dos índices de qualidade são os investimentos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em coleta e tratamento de esgoto na recém ampliada estação Lavapés, em São José dos Campos. Nesse ponto, o IAQ saltou de 51 para 55, alterando a classificação de regular para bom.
O levantamento completo pode ser acessado no site da Cetesb.
Pesquisa
A pesquisa abrange todas as 22 bacias hidrográficas de São Paulo e mostra que, para a água doce, 84% dos pontos monitorados mantiveram em 2013 classificações como ótima, boa e regular para o Índice de Qualidade de Água.
Para o cálculo do IQA são medidos, entre outros, os níveis de demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e turbidez. Ao final, atribuiu-se uma nota de zero a 100.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.