Os metalúrgicos da Avibras Indústria Aeroespacial aprovaram nesta quarta-feira (7) um plano que visa à retomada das atividades da empresa e à quitação de dívidas trabalhistas. A proposta, apresentada pelo fundo Brasil Crédito Gestão, foi protocolada no mesmo dia no processo de recuperação judicial da companhia.
A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. Por unanimidade, os trabalhadores apoiaram o plano alternativo, que também prevê a indicação de um interventor para liderar a empresa, cuja nomeação será debatida na assembleia geral de credores marcada para a próxima terça-feira (13). O sindicato participará da votação como representante legal da categoria.
“Os trabalhadores conheceram as propostas e decidiram que o Sindicato votará a favor do plano alternativo e da nomeação de um interventor. Trata-se de uma tentativa de recuperação da Avibras, a principal indústria de defesa do país”, afirmou Weller Gonçalves, presidente do Sindicato.
O plano apresentado pelo fundo Brasil Crédito, um dos principais credores da Avibras, prevê a aquisição da empresa, o pagamento dos créditos habilitados na recuperação judicial e uma fase de transição com mudança na administração. Nesse período, a Justiça nomearia um diretor provisório, com mandato mínimo de um ano, para conduzir auditorias e diligências internas.
Com a proposta, o atual presidente e proprietário, João Brasil Carvalho Leite, deixaria o comando da empresa. O nome mais cotado para liderar a nova gestão é Sami Hassuani, ex-presidente da Avibras e atualmente assessor do fundo proponente.
Embora o plano não trate diretamente das dívidas extra-concursais, como os 25 salários atrasados dos trabalhadores, o sindicato informou que esses débitos serão discutidos após o período de transição, em nova rodada de negociações com os funcionários.
A Avibras, sediada em Jacareí (SP), entrou em recuperação judicial em março de 2022. Desde setembro do mesmo ano, cerca de 900 trabalhadores estão em greve, reivindicando salários e direitos atrasados.
Papa Leão XIV tinha viagem marcada para Aparecida
Robert Prevost participaria da Conferência Nacional da CNBB
SJC: Programa Bombeiro na Escola certifica alunos
Iniciativa reforça segurança, cidadania e valores
São José constrói deck no Parque Ayrton Senna
Espaço passa por requalificação urbanística
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.