RMVale

Metalúrgicos aprovam plano de retomada da Avibras

Também foi aprovado o pagamento de dívidas trabalhistas

Escrito por Meon

08 MAI 2025 - 12H00

Sindicato dos Metalúrgicos

Os metalúrgicos da Avibras Indústria Aeroespacial aprovaram nesta quarta-feira (7) um plano que visa à retomada das atividades da empresa e à quitação de dívidas trabalhistas. A proposta, apresentada pelo fundo Brasil Crédito Gestão, foi protocolada no mesmo dia no processo de recuperação judicial da companhia.

A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. Por unanimidade, os trabalhadores apoiaram o plano alternativo, que também prevê a indicação de um interventor para liderar a empresa, cuja nomeação será debatida na assembleia geral de credores marcada para a próxima terça-feira (13). O sindicato participará da votação como representante legal da categoria.

“Os trabalhadores conheceram as propostas e decidiram que o Sindicato votará a favor do plano alternativo e da nomeação de um interventor. Trata-se de uma tentativa de recuperação da Avibras, a principal indústria de defesa do país”, afirmou Weller Gonçalves, presidente do Sindicato.

O plano apresentado pelo fundo Brasil Crédito, um dos principais credores da Avibras, prevê a aquisição da empresa, o pagamento dos créditos habilitados na recuperação judicial e uma fase de transição com mudança na administração. Nesse período, a Justiça nomearia um diretor provisório, com mandato mínimo de um ano, para conduzir auditorias e diligências internas.

Com a proposta, o atual presidente e proprietário, João Brasil Carvalho Leite, deixaria o comando da empresa. O nome mais cotado para liderar a nova gestão é Sami Hassuani, ex-presidente da Avibras e atualmente assessor do fundo proponente.

Embora o plano não trate diretamente das dívidas extra-concursais, como os 25 salários atrasados dos trabalhadores, o sindicato informou que esses débitos serão discutidos após o período de transição, em nova rodada de negociações com os funcionários.

A Avibras, sediada em Jacareí (SP), entrou em recuperação judicial em março de 2022. Desde setembro do mesmo ano, cerca de 900 trabalhadores estão em greve, reivindicando salários e direitos atrasados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.