O Museu Interativo de Ciências (MIC), em São José dos Campos, será palco nesta sexta-feira (26) da celebração dos 10 anos do Ecomuseu dos Campos de São José, projeto que ao longo da última década tem se dedicado à preservação da biodiversidade e à valorização das tradições culturais do Vale do Paraíba.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A programação gratuita acontece das 9h às 12h e vai reunir cerca de 160 alunos da Fundhas Campos de São José e da Escola Emanuel Kant (EMAK), além de representantes da comunidade e artistas locais. Oficinas educativas, exposições e dinâmicas de educação ambiental fazem parte do roteiro preparado para aproximar o público da identidade cultural e natural da região.
Entre as atividades abertas à população, estão a produção coletiva de um varal de bandeirinhas de algodão cru, dinâmicas sobre conservação ambiental e o reflorestamento por meio da distribuição de bolas de argila com sementes. Também haverá uma mostra de artesanato e saberes populares, com destaque para a produção de violas caipiras, o manejo de abelhas nativas e o artesanato com materiais reciclados.
O evento marca ainda o encerramento da exposição “Revap 45 anos”, que desde março esteve em cartaz no MIC com experiências imersivas, vídeos e maquetes que retratam a história e os desafios futuros da refinaria.
Criado em 2015 pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), o Ecomuseu atua em 28 bairros das zonas leste e sudeste de São José dos Campos e também em Jambeiro. O projeto se consolidou como referência em práticas que unem educação, sustentabilidade e cultura, reforçando o papel de São José dos Campos como um território que preserva o passado e projeta o futuro com responsabilidade socioambiental.
EUA interceptam aeronaves militares russas no Alasca
Apenas em 2025, já foram registrados nove episódios parecidos
Mineirinho quebra recorde mundial de descida em megarrampa
Aos 50 anos, Sandro Dias atingiu 94 km/h
Projeto Van da Boa Energia, da EDP, realiza serviços em Pinda
Atendimentos gratuitos vão até sexta-feira (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.