Motoristas de ônibus entraram em greve, em Jacareí, na manhã desta quarta-feira (1º). O motivo é o não recebimento da primeira parcela do 13º salário.
De acordo com o Sttravp (Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba), a decisão foi tomada após votação em assembleia com os motoristas e cobradores afiliados e, até o momento, não há previsão de retorno ao trabalho. A data limite para o pagamento desta primeira parte do 13º salário se encerrou nesta terça-feira (30).
“O transporte público de Jacareí só será retomado quando a empresa pagar o que deve aos trabalhadores(as). O recado está dado e o sindicato não irá admitir descaso com a categoria”, diz trecho da nota publicada no site do Sttravp.
1/4
Em comunicado enviado à imprensa, a JTU (Jacareí Transporte Urbano) afirmou que as atividades do transporte público da cidade funcionam em desequilíbrio econômico há anos, o que, segundo a empresa, já foi repassado diversas vezes ao poder público jacareiense.
A empresa não estaria conseguindo cobrir os custos básicos da operação há dois anos. Inclusive, segundo a concessionária, desde 2019 a situação financeira deficitária é repassada ao município.
“Essa medida para correção do desequilíbrio econômico-financeiro do sistema, no entanto, é insuficiente, razão pela qual, em sucessivas ocasiões, a empresa requereu à Comissão Tarifária do Município de Jacareí a correção dos parâmetros e da metodologia adotados para levantamento dos valores necessários à manutenção e operação dos serviços”, diz trecho do comunicado.
Em relação ao pagamento da primeira parcela do 13º salário dos condutores que entraram em greve, a empresa informou que aguarda repasse financeiro do município para realizar a quitação dos salários e retomar os serviços do sistema.
“Sobre a primeira parcela do 13º salário, vencida em 30 de novembro, a empresa comunicou previamente a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana sobre a necessidade de aporte urgente de recursos, em caráter emergencial, para pagamento desse valor. A comunicação foi feita por meio de ofícios datados de 25 e 26 de novembro, endereçados à Secretaria de Mobilidade Urbana. Não foi realizado o aporte até o presente momento”, finaliza
Em posicionamento enviado à reportagem do Portal Meon, a prefeitura de Jacareí afirmou ter conhecimento da paralisação dos condutores em razão do atraso da primeira parcela do 13º salário da categoria.
Contudo, a administração afirmou estar em dia com suas obrigações em relação à concessionária, “incluindo o pagamento da diferença tarifária gerada pelo não reajuste de tarifas em meio à pandemia”.
Mesmo com todo o imbróglio, a prefeitura ainda prometeu se reunir com a JTU e membros do sindicato dos motoristas para buscar uma solução.
Embaixada dos EUA chama Alexandre de Moraes de “descontrolado”
Ministro estaria prejudicando relação Brasil–EUA
Câmara aprova retomada do voto secreto na PEC da Blindagem
Destaque obteve 314 votos favoráveis e 168 contrários
Ilhabela recebe jornalistas e influenciadores da Argentina e Chile
Iniciativa é promover turismo na América do Sul
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.