Por Cláudio Rodrigues Em RMVale Atualizada em 06 ABR 2020 - 14H08

Movimento na travessia São Sebastião-Ilhabela cai quase 90% em período da quarentena

Segundo a Dersa, os números caíram 66% nas quatro mais movimentadas travessias litorâneas do Estado

Divulgação
Divulgação
Entre 22 e 28 de março, apenas 1,7 mil usuários passaram pela travessia


De acordo com a Dersa, o movimento da travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela caiu cerca de 90% durante o período da quarentena. Dados mostram que a semana entre 8 e 14 de março, a travessia recebeu 17,7 mil usuários. Já de 15 a 21 de março, o número caiu um pouco mais, chegando a 10,75 usuários. Em 18 de março, a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, assinou decreto que regulamenta a entrada no arquipélago. Com isso, entre 22 e 28 de março, apenas 1,7 mil usuários passaram pela travessia. Uma queda de quase 90%.

Ainda segundo a Dersa o número de usuários nas quatro mais movimentadas travessias litorâneas do Estado caiu 66,32% após o início da quarentena, decretada pelo Governo de São Paulo. A medida entrou em vigor no dia 24 de março contra o coronavírus.

Em 11 de março, a pandemia foi declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Restrição em Ilhabela

As restrições para a travessia ao arquipélago de Ilhabela começaram no dia 20 de março, após assinatura do decreto que limitou a entrada de veículos no município. Apenas veículos de emergência, oficiais, destinados a serviços essenciais e com placa de São Sebastião e Ilhabela poderiam atravessar.

No dia 22 de março, a restrição ficou ainda mais intensa com outro decreto assinado pela prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Nele, continuou a autorização para veículos oficiais e de emergências (ambulâncias, viaturas e de transporte de pacientes); veículos privados de assistência médica; travessia de abastecimento, de farmácias, supermercados e hospitais.

Todas as outras pessoas deverão solicitar autorização para atravessar utilizando o seu CPF no site travessia.ilhabela.sp.gov.br (Balsa Digital), inclusive moradores de Ilhabela.

No dia 3 de abril, a prefeita prorrogou o decreto de restrição da travessia até o dia 23 de abril.

Como funciona

O Balsa Digital (travessia.ilhabela.sp.gov.br) é uma plataforma de cadastro para autorização de travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

Com novo sistema, usuários podem pedir autorização para travessia com antecedência, pelo computador ou celular. Todos são analisados e respondidos por uma equipe de gestores e fiscais da prefeitura, liberando ou não o acesso à ilha.

A análise dos pedidos é feita na busca por evidências de que a pessoa realmente é moradora e não veranista, alugou algo ou está vindo para casa de parentes. O tempo médio para resposta é de 30 minutos.

A Balsa Virtual entrou em funcionamento no dia 20. Iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e do “Fórum de Economia Criativa” da cidade, o projeto pode auxiliar outras cidades com necessidade de limitar o fluxo de entrada e saída de pessoas. O Código fonte do programa será disponibilizado gratuitamente para prefeituras com população com até 50 mil habitantes.

Além da análise, liberação ou bloqueio de acesso à Ilhabela, todos os registros e controles são devidamente armazenados em banco de dados para, se necessário, localizar os solicitantes.

Os dados relevantes para mapeamento das cidades e estados de origem de cada visitante também são catalogados.

O sistema está evoluindo rapidamente para atender novas demandas. Agora, o usuário que tenha seu pedido negado, pode recorrer da decisão. Para isso, poderá enviar documentos que comprovem que a pessoa é moradora (comprovantes de estudos ou de trabalho, anexos de cartão do SUS, contratos, contas, título de eleitor ou CITI).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cláudio Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.