Manter o equilíbrio físico e mental requer de nós a capacidade de buscar alternativas e escolhas saudáveis para não adoecermos.
Diante de todo este cenário é importante falarmos sobre imunidade em nossa rotina diária.
"Como já dizia Hipócrates 'Faça do seu alimento o seu medicamento'. O poder da boa alimentação e de determinados nutrientes colaborarem no sistema de defesa do nosso organismo é fato fundamentado por estudos.
A alimentação variada e equilibrada tem conquistado seu espaço no dia-a-dia, demonstrando que é simples e totalmente possível”, afirma a nutricionista Mariana Godoy.
E porque não aproveitar a estação outono-inverno para se prevenir ou até mesmo, se recuperar de doenças, com um cardápio pró-inflamatório?
Com essas informações e o tempo livre, garantir saúde e bem estar se torna primordial.
"Fique atento, faça sua lista e se prepare de possíveis ameaças com estes ingredientes que podem lhe garantir uma saúde de ferro e sim, com comida de verdade", diz a nutricionista.
* Couve, espinafre e brócolis: contêm antioxidantes os quais combatem os radicais livres capazes de danificar nossas células e consequentemente surgir doenças; além disso são ricas em vitaminas do complexo B, fundamental na produção de células de defesa (anticorpos), em especial o ácido fólico (vitamina B9).
* Abóbora, cenoura, pimentão e frutas amarelo-alaranjada: são ótimas fontes de vitamina C, carotenóides e vitamina A, estimulando a produção de glóbulos brancos e favorecendo a resposta imunológica, aumentando a resistência às infecções, como as infecções respiratórias.
* Tomate, beterraba e berinjela: contém antocianinas, um composto fitoquímico que combate o envelhecimento precoce das células e auxiliam na resposta dos anticorpos. Também encontramos outro componente antioxidante que é o licopeno, prevenindo principalmente as doenças crônicas.
Ingredientes:
- 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
- 1 cebola média, picada
- 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços
- 1 col. (café) de raspas de gengibre
- Sal a gosto
- 1 litro de água
- 1 pitada de orégano
- Salsinha picada a gosto
Modo de fazer :
Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.
Ingredientes:
- 3 cenouras médias cortadas em cubos
- 1 cebola cortada ao meio
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cenoura ralada
- 1 xícara cheia de brócolis
- 1 litro de água
- Sal a gosto
Modo de fazer:
Coloque em uma panela as cenouras cortadas em cubos, a cebola, o alho e o sal. Despeje a água e tampe, deixe cozinhar por 30 min. Em seguida bata tudo no liquidificador ou com um triturador na própria panela. Caso esteja muito grossa, acrescente água.
Depois de batida a sopa, acrescente os brócolis, a cenoura ralada e o azeite, mexa e deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até que o brócolis esteja macio. Sirva quente.
Ingredientes :
- 2 kg de tomate maduro
- 1 cebola roxa média
- 1⁄2 xícara de manjericão
- Azeite, pimenta e sal a gosto
Modo de preparo:
Pré- aqueça o forno. Corte os tomates e as cebolas em quatro partes, coloque em uma travessa, tempere, regue com o azeite e leve ao forno por aproximadamente 40min em fogo médio.
Após assado, leve tudo pro liquidificador, coloque o manjericão fresco, tempere se necessário e bata bem. Leve para uma panela para finalizar e apurar a sopa. Sirva com folhas de manjericão por cima.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.