Empreendedorismo & Empregabilidade
Por: Ceci Sousa
Quebrar correntes é reconhecer onde você se sabota todos os dias
Palestrante, filósofo, mentor e escritor, Pedro Fabrini tem impactado milhares de vidas com sua abordagem acessível e transformadora. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, ele é autor do best-seller “Riqueza é uma Decisão Pessoal – As 7 Chaves do Sucesso” e criador da palestra “Quebrando as Correntes”, que vem ganhando destaque por sua proposta prática e profunda de libertação emocional e comportamental. Nesta entrevista, Fabrini compartilha sua trajetória e oferece reflexões valiosas para quem busca transformação pessoal e profissional.
1. O que inspirou você a criar a palestra "Quebrando as Correntes" e qual é o principal objetivo dela?
O objetivo dela é mostrar para as pessoas onde elas pecam, por que não conseguem evoluir na vida e por que vivem ciclos repetitivos. Ela nasceu inspirada porque, primeiro, escrevi o livro “Riqueza é uma Decisão Pessoal – As 7 Chaves do Sucesso”, e muitas pessoas me perguntam sobre o livro. Antes de falar sobre ele, preciso mostrar onde as pessoas estão errando e quais são as bobagens que todos nós enfrentamos. Isso acontece muito e, às vezes, sem querer, a gente vai vivendo esses ciclos. Então, é uma palestra voltada para isso, com exercícios práticos. É realmente transformadora.
2. Qual foi a maior “corrente” pessoal que você precisou quebrar para chegar até aqui?
Não acreditar em mim mesmo. Eu sempre fui uma pessoa que me achei muito menor do que sou. Sempre me subestimei e, até virar essa chave, perdi grandes oportunidades. Achava que sempre havia alguém melhor, mais preparado ou que merecia mais o lugar do que eu. Me colocava quase em posição de vítima, como se aceitasse que aquilo não era para mim. Enquanto não trabalhei essa aceitação, enquanto não entendi meu potencial e não me conheci melhor por meio da transformação e do desenvolvimento humano, eu sofri muito — para ser sincero.
3. Qual é o papel do autoconhecimento nesse processo de transformação pessoal?
O autoconhecimento salvou a minha vida. Hoje trabalho com isso, faço palestras e treinamentos de autoconhecimento e de transformação humana porque foi o que transformou a minha vida. Conto isso logo na abertura da palestra. Eu estava realmente quebrado, já passei por algumas quebras na vida. Na última, estava com síndrome do pânico, preso em casa, sem coragem para nada. Foi quando conheci o desenvolvimento humano. Isso começou a me melhorar como pessoa, me deu coragem para lutar, batalhar e começou a funcionar para mim. Quando isso aconteceu, comecei a querer estudar mais. Tudo o que é bom a gente quer mais. Comecei a estudar, ler, me informar mais, buscar grandes mentores e mais conhecimento até chegar ao ponto em que estou hoje. Ainda me considero no nível médio, acho que ainda tenho muito a crescer e melhorar. Estamos sempre aprendendo. Gosto muito da frase: “Quem não senta para aprender, não levanta para ensinar!”. Estou sempre aprendendo para hoje poder ensinar.
4. Em relação ao seu livro "Riqueza é uma Decisão Pessoal", qual é a principal mensagem que você quer transmitir?
Que tudo é possível, que a riqueza realmente é uma decisão pessoal — e você vai perceber isso por meio de exercícios práticos que estão no livro. Não é à toa que ele virou best-seller na Amazon, estando entre os 100 mais vendidos do Brasil desde janeiro deste ano. Riqueza não é só dinheiro. Temos, no mínimo, seis tipos de riqueza: relacional, material, de saúde, emocional, comportamental e financeira. Tudo parte da mente. Se você decidir, mentalmente, que pode vencer e ser rico em qualquer uma dessas áreas, ou em todas, sem dúvidas, você vai chegar lá.
5. Na sua visão, quais são os bloqueios internos mais comuns que impedem as pessoas de conquistar uma oportunidade de trabalho ou crescer na carreira?
O primeiro é a falta de autoconhecimento. A pessoa não sabe quais são suas capacidades e nem seus pontos fracos. Se você não se conhece, jamais será capaz de evoluir. Depois disso, acredito que a procrastinação é um problema generalizado — as pessoas sempre deixam para depois. Também vejo que muitas não assumem a responsabilidade pela própria vida, preferem culpar a empresa, o dono da empresa, o governo ou a situação. São vários pequenos motivos que, se forem sendo corrigidos, levam ao sucesso.
6. Existe alguma prática simples que um profissional desempregado pode fazer no dia a dia para manter a mentalidade positiva e atrair boas oportunidades?
Quando tiver uma oportunidade de trabalho, faça mais do que é pago para fazer. Entregue mais. As pessoas vão ver, o universo vai ver, e você será valorizado. Se a empresa, por exemplo, não reconhecer, pelo menos na hora de demitir alguém ela não vai escolher você. Vai demitir quem entrega apenas o mínimo. Quem entrega mais demonstra comprometimento e produtividade. Se você mudar só isso na sua mentalidade, já terá muito mais oportunidades.
7. Qual é a sua mensagem de inspiração para as pessoas que estão buscando transformação pessoal e profissional?
Não existe caminho fácil. Henry Ford tem uma frase que eu amo: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Se você acha que pode realizar, pode mesmo! É só focar que você consegue. Se acha que não pode, o jogo já está perdido. Então, para te inspirar: busque conhecimento, estude, se conheça, evolua. Leia, pratique — sem dúvidas você vai se tornar a sua melhor versão.
Sobre o livro “Riqueza é uma Decisão Pessoal – As 7 Chaves do Sucesso”
A obra vai além de um simples guia. Fruto de uma pesquisa profunda e baseada em técnicas comprovadas, o livro apresenta sete chaves que ajudam o leitor a reprogramar crenças e alcançar diferentes formas de riqueza. Com uma abordagem prática e acessível, o autor propõe ações concretas para superar bloqueios emocionais, mentais e comportamentais.
Cada capítulo convida à reflexão e à ação. É uma leitura que transforma, oferecendo ao leitor ferramentas para mudar sua realidade e construir uma vida mais próspera, equilibrada e consciente. Um verdadeiro manual para quem deseja prosperar por inteiro — por dentro e por fora.
SOBRE CECI SOUSA (Ceci RH):
Especialista em Recursos Humanos, influencer, empreendedora social, colunista, administradora, escritora, entrevistadora e palestrante. Top Of Mind em RH por dois anos consecutivos.
Mais de 16 anos na área de Recursos Humanos. Possui projetos sociais de empregabilidade e qualificação gratuita.
Polícia prende piloto de lancha usada em fuga após assassinato em Ubatuba
Homem é suspeito de receber pagamento para ajudar na evasão do atirador
Cidade da Mantiqueira realiza a 6ª edição do Mercado Modo de Fazer
Chef Cardoso destaca evento em Gonçalves (MG)
Vídeo: Reitora da UNITAU é entrevistada no MEON
Nara Fortes entra no sétimo ano de mandato
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.