Os casos de dengue seguem aumentando no estado de São Paulo e no Brasil.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Os cálculos e projeções que fazemos baseiam-se na curva média histórica para o Estado, construída a partir dos dados públicos sobre dengue dos últimos anos, utilizando-se no mínimo cinco anos para o cálculo da curva média e, sempre que possível, mais de uma fonte de consulta, incluindo os dados oficiais do Governo de São Paulo.
A curva média calculada para o Estado de São Paulo indica pico de casos ocorrendo no início do mês de abril e comportamento similar ao de uma curva conhecida em estatística como “curva normal” ou “curva gaussiana”, que se assemelha ao formato de um sino.
Metodologia utilizada para previsão/projeção
Utilizando-se esta curva média histórica, pode-se construir a curva de projeção de casos semanais para 2024: semana a semana, compara-se a média histórica estadual com o número real de casos verificado em 2024, obtendo-se o fator de proporção que é então aplicado às demais semanas.
Para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a curva é construída de modo semelhante (sempre partindo-se da curva histórica gaussiana): compara-se, semana a semana, os dados estaduais (SP) com os dados da região, obtendo-se assim o fator de proporção que é aplicado às semanas seguintes.
Dengue – panorama no Vale do Paraíba
A seguir, apresentamos a curva com a previsão semanal de casos para o primeiro semestre de 2024 (com dados atualizados até o dia 18) no Vale do Paraíba.
A partir dos estudos efetuados, o quadro a seguir faz uma comparação entre os números aproximados de casos de dengue na RMVale, no período que vai do início do ano até 19 de fevereiro:
* na média histórica (calculada para os últimos 5 anos
* previsão para 2024, efetuada a partir dos dados consolidados deste ano para o Estado de São Paulo e tomando por base a proporção de habitantes da RMVale em relação ao total de habitantes do Estado;
* o número aproximado de casos de dengue efetivamente observados na RMVale, no período considerado.
Comparação - dados aproximados (média histórica, dados proporcionais e dados efetivos para a RMVale)
Os dados acima evidenciam dois fatores de preocupação:
* Os dados estaduais para 2024 são muito superiores à média histórica, o que (já) se refletiria num maior número de casos de dengue na região;
* O número de casos efetivamente observados na RMVale evidencia que a escalada da dengue tem sido particularmente grave na região, que apresenta aproximadamente o triplo do número de casos que seria esperado proporcionalmente à população. De fato, com menos de 6% da população do Estado, a RMVale responde atualmente por 18% do total de casos estaduais.
Recomendações
Seguimos recomendando o uso de repelente (principalmente no início do dia e fim da tarde), bem como os cuidados habitualmente divulgados: evitar acúmulo de lixo e de água parada. Isso é particularmente importante no período atual, com presença de calor e ocorrência de pancadas de chuva.
FIFA divulga cronograma para venda de ingressos da Copa de 2026
Evento espera 6,5 milhões de torcedores nos EUA, México e Canadá
Otan ameaça Brasil, China e Índia com sanções por negociar com Rússia
Aliança ocidental pressiona países que mantêm laços comerciais com Moscou
Idosa morre após passar por procedimento estético, em São José
Paciente foi submetida a lifting facial e lipoaspiração cervical
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.