Por Meon Em RMVale

Pesquisador do Inpe lidera grupo mundial sobre simulação do Espaço

Criado em 1964 nos EUA, grupo reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo

camara_simulacao_espacial_inpe

O LIT, Laboratório de Integração e Testes do Inpe, em São José dos Campos, onde atua o engenheiro José Sérgio de Almeida

Arquivo/Divulgação/Inpe

O Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) elegeu o engenheiro José Sérgio de Almeida, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), para a presidência do grupo de trabalho sobre Simulação Espacial. O brasileiro permanecerá à frente de discussões sobre testes de satélites e naves espaciais durante 2019 e 2020, período em que terá como vice-presidente o representante da Nasa (agência espacial norte-americana), segundo informações da assessoria de imprensa do Inpe.

Criado em 1964 nos Estados Unidos, o grupo (American Institute of Aeronautics and Astronautics) reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo para avaliar tecnologias de simulação das condições de voo orbital. Entre os participantes do grupo, além da Nasa, estão a ESA, Boeing, JAXA, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Thales Alenia, Airbus, MIT e Agência Espacial Canadense.

Leia MaisBalão gigante cai no mar perto de Ilhabela e deixa resíduos perigosos para animais e barcos; veja fotosBispos se reúnem em Aparecida para discutir diretrizes da Igreja no Brasil e eleger nova presidência da CNBBMilitar da Aeronáutica, de 23 anos, morre baleado em Guará após briga em casa noturna neste sábado

“Procedimentos de testes de voo de satélites, operação de câmaras vácuo-térmicas mais complexas, segurança de pessoal e da nave espacial durante os testes, treinamento do corpo técnico, manutenção dos laboratórios, atualização sobre novos equipamentos disponíveis no mercado, problemas e acidentes ocorridos durante os testes”, disse o especialista do Inpe, por meio de nota divulgada pela assessoria, sobre os temas tratados no AIAA.

Ele ressalta ainda que a participação no grupo é uma oportunidade valiosa para o Inpe em termos de atualização nos procedimentos e nas práticas de desenvolvimento de testes de voo em satélites.

O engenheiro atua no LIT (Laboratório de Integração e Testes), em São José dos Campos, que, segundo o Inpe, possui instalações únicas no Hemisfério Sul para os ensaios de simulação espacial exigidos antes do lançamento de um satélite. Nos últimos meses, o LIT  realizou simultaneamente os testes para colocar em órbita dois satélites: CBERS-4A e Amazonia-1, um fato inédito para o Programa Espacial Brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.