Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 01 JUL 2020 - 12H45

Pinguim morto é encontrado em lixeira na praia das Toninhas em Ubatuba

Não se sabe se ele já estava morto quando foi jogado no lixo; existem dicas para serem seguidas ao encontrar um pinguim

Divulgação/Instituto Argonauta
Divulgação/Instituto Argonauta
O pedido dos órgãos ambientais é não mexer nos animais encontrados


Um pinguim foi encontrado morto e jogado em uma lixeira na praia das Toninhas, em Ubatuba na tarde da última segunda-feira (29). O corpo do animal foi recolhido pelo Instituto Argonauta após uma denúncia, não se sabe se ele morreu após ser jogado no lixo ou se ele já estava morto antes disso. Ele é da espécie Pinguim-de-Magalhães, que já vem sendo avistado no Litoral Norte nos últimos dias, já que está em processo de migração.

De acordo com o Instituto Argonauta, o animal foi encontrado em meio a diversos outros resíduos descartados. Por ele estar por cima do lixo e não apresentar sinais de decomposição, acredita-se que o animal tenha sido colocado lá há pouco tempo. Não se sabe quem jogou o pinguim na lixeira ou o motivo para isso. O corpo foi recolhido e a instituição dará o destino correto a ele.

O Instituto Argonauta pede que a população acione a instituição caso encontre pinguins ou outros animais marinhos encalhados nas praias da região, estejam vivos ou mortos. Em nota, o órgão pediu que “Não descarte em hipótese alguma o animal em uma lixeira, pois até os pinguins mortos são examinados pela instituição, para identificar a causa da morte”.

Existem duas maneiras para acionar o Instituto, através do telefone 0800 642 3341 ou pelo whatsapp (12) 99785-3615. Denúncias e mais informações do órgão podem ser adquiridas pelo Facebook ou Instagram do instituto.

Os pinguins da espécie do que foi encontrado estão vindo do sul do continente em busca de áreas mais quentes. Pela longa viagem, muitos deles chegam a praia debilitados ou acabam se perdendo do resto do bando. Somente neste ano, desde o dia 9 de junho, foram registrados 77 pinguins da espécie nas praias do Litoral Norte. Desse número 38 chegaram vivos e estão sendo reabilitados e outros 39 já estavam mortos.

O número de pinguins vivos é expressivo comparado ao período em 2019. Na mesma época no ano passado foram registrados 25 pinguins, 16 mortos e nove vivos.

O que fazer ao encontrar um pinguim?

O Instituto Argonauta também repassou algumas dicas sobre o que fazer ao encontrar um pinguim.

- Se o animal estiver nadando, não se aproxime

- Se estiver tentando sair da água, dê espaço. Ele pode estar cansado

- Se o pinguim estiver na areia da praia, chame imediatamente a equipe do Instituto

- Não se aproxime, nem toque no animal. Ele pode se sentir ameaçado

- Os pinguins tem unhas afiadas e bicam. Tenha cuidado

- Isole a área para manter o animal afastado de curiosos, cachorros e urubus

- Jamais coloque o pinguim dentro de isopor com gelo ou qualquer coisa do tipo

- Não alimente o pinguim

- Se for tirar fotos, não utilize o flash para não assustá-lo

- Se receber a orientação de um técnico para tocar no pinguim, siga as seguintes instruções: segure firme com a mão direita atrás da cabeça e com a mão esquerda apoie a barriga. Se precisar, utilize uma toalha para segurá-lo. Cuidado com o bico. Mantenha-o aquecido em caixa de papelão, envolto em uma toalha ou jornal. Improvise uma sombra. Mantenha-o afastado dos olhos até a equipe do Instituto chegar ao local.

- O contato do Instituto Argonauta para esse tipo de socorro: 0800-642-3341 ou (12) 99705-6506

- O órgão também conta com um aplicativo do Instituto Argonauta para Android ou IOS

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.