RMVale

Pipas já afetaram mais de 14 mil pessoas na RMVale

Riscos de acidentes aumentam durante as férias

Escrito por Meon

10 JUL 2024 - 10H54 (Atualizada em 10 JUL 2024 - 11H15)

Durante as férias escolares, o risco de acidentes e prejuízos causados pela prática de empinar pipas perto de redes elétricas aumenta significativamente.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No primeiro semestre de 2024, mais de 14.600 residências, comércios, indústrias, hospitais e escolas, ficaram sem energia devido a pipas enroscadas na fiação elétrica. Foram registradas 426 ocorrências, com 98 só em junho.

No Vale do Paraíba, as cidades com mais registros em junho foram Cruzeiro (17), Guaratinguetá (13) e Pindamonhangaba (12). No Litoral Norte, Caraguatatuba teve 9 ocorrências.

Apesar da redução em comparação ao primeiro semestre de 2023, os números ainda são preocupantes. “A queda de ocorrências e clientes impactados é uma boa notícia, mas os números ainda preocupam. Precisamos da conscientização de todos sobre os riscos de empinar pipas perto de redes elétricas”, destaca Stevon Schettino, gestor executivo de operação e serviços da EDP.

Tecnologia para minimizar impactos

A tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir os impactos dessas ocorrências através de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia. No entanto, os transtornos e riscos de acidentes graves, até fatais, permanecem.

Dicas de segurança para empinar pipas

Escolha locais abertos: Parques e campos sem fios de energia são ideais para empinar pipas.

Não tente resgatar pipas presas: Se a pipa ficar presa nos fios, não use varas ou suba em postes. Apenas técnicos treinados devem manusear a rede de energia.

Não jogue objetos na rede elétrica: Isso pode causar acidentes graves.

Evite usar cerol ou linha chilena: Esses materiais são proibidos e perigosos, podendo provocar acidentes e curtos-circuitos.

Mantenha distância de estradas: Empinar pipas perto de vias movimentadas pode ferir ciclistas e motociclistas e aumentar o risco de atropelamento.

Estatísticas de ocorrências com pipas no Vale do Paraíba e Litoral Norte:

2023: 540 ocorrências, 34.323 clientes impactados

2024: 426 ocorrências, 14.685 clientes impactados

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.