Por Meon Em RMVale

Prefeitura debate desenvolvimento econômico e turístico em Jacareí

Prefeito e secretários discutem propostas para fomento do turismo na cidade e região

Aconteceu nesta terça-feira (30), o Fórum de Desenvolvimento Econômico de Jacareí no teatro EducaMais, cuja abertura foi feita pelo prefeito municipal Izaias Santana, com apresentação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai.

Em evento paralelo, houve a abertura do 1º Fórum Regional de Turismo, com a participação das cidades da região que compõem o circuito “Rios do Vale”. Representando o governador do Estado de São Paulo, esteve presente a Secretária Adjunta de Turismo, Bianca Colepicolo.

Conforme destacado pelos participantes, muitos dos quais desenvolvem atividade turística na região, através da exploração de hotéis, restaurantes e passeios, o turismo é de fato uma atividade econômica importante para o desenvolvimento do Estado, embora ainda não devidamente estruturado na Brasil e, em especial, na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Rosina Moliterno, presidente do Comtur em Jacareí, foi homenageada pelos importantes projetos que vem desenvolvendo à frente daquele Conselho. Destaque também para palestra que contou a história do trajeto do ouro paulista, desde a chegada de Martim Afonso de Sousa, em 1532, no trajeto entre Taubaté e Paraty.

Abordando temas como a importância do turismo rural, do bem que representa para as 300 pessoas que mensalmente visitam Taubaté para conhecer o roteiro Sertões de Taubaté, Silésio Francisco Tomé traz à lume o que representa essa renda para as famílias que recebem os turistas, lembrando que quem quer fazer turismo Rural não pode pensar em “ar condicionado” no ônibus, porque não faria sentido, nem mesmo esperar que o “caipira” fale inglês. “As pessoas adoram, pagam felizes por conhecer a verdadeira vida do morador da roça” afirma ele.

A turismóloga Daniela Cassal, intermediadora da mesa de debates, lembrou da importância da regionalização do turismo e, estando à frente do roteiro Rios do Vale, assegura que o compromisso deve ser de todos e que assim é possível obter resultados mais expressivos que esperar que o poder público tome a frente de ações que, às vezes, são dificultadas pela burocracia ou até mesmo pelas mudanças que ocorrem naturalmente entre os dirigentes dos diversos setores.

Carmola Cândido, que apresentou o evento, afirma que este foi um marco para discussão de Turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O interesse de muitos municípios na exploração do turismo foi potencializado com a vigência da Lei Complementar no. 1.261/2015 que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.