A partir desta quarta-feira, (1) , a Prefeitura de São José dos Campos inicia a 4ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2025, uma ação crucial para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
Até o final do mês, as equipes de agentes de combate às endemias circularão pelas 42 áreas urbanas do município com o objetivo de medir os níveis de infestação do mosquito. O trabalho envolve a amostragem de imóveis em cada um dos 3.163 quarteirões da cidade. Para a eficácia do levantamento, são excluídos imóveis abandonados, terrenos baldios e áreas verdes.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração dos moradores, sendo fundamental permitir a entrada dos agentes para verificar possíveis criadouros e garantir a saúde de todos. Os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá da Prefeitura, e sua identificação pode ser consultada online.
Redução Expressiva da Infestação
Os dados obtidos na ADL são vitais para orientar as estratégias de combate, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.
A última avaliação, a 3ª ADL concluída em julho, já demonstrou um avanço positivo e significativo. O Índice Breteau (IB), que mede a presença de larvas em recipientes de água parada, apresentou uma redução de 85%: caiu de 2,2 em janeiro para 0,3 em julho.
Este resultado é considerado satisfatório (abaixo de 0,99) e significa que foram encontrados apenas 3 focos do mosquito a cada 1.000 imóveis vistoriados. O desempenho atual supera inclusive os registrados em julho e outubro de 2024, quando a cidade alcançou 0,5. A Prefeitura atribui essa melhora ao trabalho contínuo e ao engajamento da população.
Metrópole Magazine de setembro está disponível em versão digital
Destaque para brasileiros bem sucedidos nos Estados Unidos
Câmara de Taubaté autoriza novos empréstimos pela Prefeitura
Vereadores aprovaram projeto em 1ª votação
Polícia fecha fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Americana
Operação apreendeu itens usados na adulteração de bebidas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.