De acordo com uma pesquisa mundial realizada pela GoDaddy, descobriu-se que a importância de ter uma presença online é reconhecida pelos pequenos e médios empreendedores, principalmente no Brasil.
De forma global, 64% dos proprietários de pequenas empresas disseram que obtêm até metade de sua receita anual com canais de vendas online, e 37% relataram que obtêm de 51% a 100% de sua receita com esses canais.
Sobre o assunto, conversamos com Francisca Jaqueline Vieira, líder comprovada em vendas com um histórico de impulsionar o crescimento de diversas empresas pela qual já passou e especialista em construção de relacionamentos e treinamentos de equipes de vendas. De acordo com ela, a presença online permite que as empresas alcancem clientes de diversas regiões, superando o limite alcançado por uma loja física, alcançando clientes em potencial muito além de sua localização geográfica local.
“Esse fator expande de forma significativa a base de clientes potenciais de uma empresa e abre novas oportunidades de mercado”, acrescenta sobre o tema. A profissional, que já liderou diversas iniciativas estratégias de vendas e utilizou de sua expertise para garantir contratos de alto valor, alcançando expansões significativas de território, acrescentou sobre o assunto: “As pequenas empresas, trabalhando com as vendas online, podem diminuir os seus gastos com custos operacionais, aluguel de espaços e despesas com manutenção das lojas. Dessa forma, conseguem investir mais em marketing digital e melhorias dos produtos. Pensando nisso, comparado aos métodos tradicionais de comunicação, como anúncios em rádio, televisão e impressos, por exemplo, o marketing digital se tornou muito mais acessível. Estratégias como SEO (otimização para motores de busca), marketing de conteúdo e publicidade em redes sociais podem proporcionar um alto retorno sobre investimento (ROI) mesmo com orçamentos limitados”.
Ainda segundo o estudo, há um número significativo de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Brasil que obtêm mais da metade da sua receita com vendas online quando comparado a outros países. O Brasil está à frente dos Estados Unidos, Colômbia e Espanha, por exemplo.
De acordo com os dados, 61% dos entrevistados em todo o mundo relataram usar um site, uma loja online ou uma combinação deles como canal de vendas. Sobre isso, Jaqueline, que possui excelência em gestão de equipe e apresentações de vendas, sempre buscando o melhor em relação à produtividade da equipe e a reputação da empresa, pontuou que os consumidores buscam cada vez mais conveniência na hora das compras.
“As vendas online oferecem aos clientes a flexibilidade de comprar a qualquer hora e de qualquer lugar. Esses fatores são capazes de aumentar as vendas e a satisfação do cliente. Plataformas como web sites, redes sociais e marketplaces digitais ampliam o alcance das empresas, aumentando suas oportunidades de venda e crescimento”, complementa a especialista.
Adaptabilidade e inovação no mercado Estar presente no mundo online permite que as pequenas empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado e às preferências dos consumidores. Segundo a Small Business Administration (SBA), as pequenas empresas que têm uma forte presença online têm 50% mais chances de crescer do que aquelas que não têm.
Sobre isso, Jaqueline disse que, dessa forma, as empresas podem lançar novos produtos, ajustar preços e testar diferentes estratégias de marketing de uma forma ainda mais ágil. “O marketing digital oferece diversas ferramentas acessíveis para pequenas empresas, de forma que essas ferramentas ajudam a aumentar a visibilidade e atrair mais clientes para a loja online. Além disso, a presença online permite que as empresas se adaptem rapidamente a mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores. As campanhas de marketing podem ser ajustadas em tempo real e novas ofertas ou produtos podem ser lançados rapidamente para atender à demanda”, completa a expert em vendas.
Crescimento, competitividade e oportunidades de colaboração Um estudo realizado pelo Google e pela Deloitte descobriu que pequenas empresas que estão online têm uma probabilidade 2,8 vezes maior de crescer suas receitas do que aquelas que não estão online. E empresas que utilizam ferramentas digitais para se conectar com clientes têm uma probabilidade 3,3 vezes maior de exportar seus produtos e serviços.
Jaqueline, em todos seus anos de experiência, já negociou e fechou acordos com grandes clientes, monitorando e analisando métricas de desempenho, além de alcançar crescimentos consistentes ano após ano em geração de receita e expansão de território através de planejamento e execução estratégicos. A especialista também já dirigiu equipes de suporte de vendas em tarefas administrativas buscando auxiliar representantes de vendas a fechar negócios e já atuou como Gerente Nacional de Vendas de uma grande empresa, como a GR
GROUP (G R Construtora e Incorporadora). Para ela, que já desenvolveu e implementou diferentes estratégias de vendas eficazes, liderando membros da equipe de vendas em todo o país, vender de forma online permite que as empresas diversifiquem seus canais de vendas, reduzindo a dependência de um único ponto de venda. De acordo com outro estudo, desta vez da McKinsey, pequenas e médias empresas (PMEs) que utilizam ativamente tecnologias digitais crescem duas vezes mais rápido em termos de receitas do que aquelas que não o fazem.
“Estar presente de forma online, com uma presença bem gerida, pode transformar a reputação de uma empresa. Contar com as avaliações positivas dos clientes aumenta ainda mais a credibilidade de um negócio, atraindo mais consumidores. Ainda pensando nisso, a presença online pode abrir novas portas para parcerias e colaborações com outras empresas e influenciadores digitais, proporcionando assim novas oportunidades de crescimento e expansão de mercado”, finaliza.
A importância da presença online para o crescimento contínuo das pequenas empresas Jaqueline, que possui algumas habilidades de excelência comprovadas por todos seus anos de carreira, incluindo a construção de relacionamentos, expertise no mercado de vendas, e gestão pessoal, diz que a presença online facilita a interação direta com os clientes, permitindo que as empresas construam relacionamentos mais fortes e duradouros. “Plataformas de redes sociais, por exemplo, permitem que as empresas respondam rapidamente a dúvidas, comentários e feedbacks, aumentando a satisfação e a lealdade do cliente. A verdade é que com este trabalho bem feito e de qualidade, todos saem ganhando, tanto os clientes quanto as empresas”, termina.
Em resumo, a expert enfatiza que, no mundo digital de hoje, a presença online não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para o crescimento e sucesso contínuo das pequenas empresas. Isso não é apenas uma previsão ou sugestão, mas uma certeza comprovada em mais de 17 anos de atuação no mercado de vendas.
SJC: Prefeitura lança força-tarefa de poda em bairros Vista Verde e Morumbi
Ação preventiva começa na próxima semana nas zonas leste e sul para reduzir riscos e atender demandas dos moradores
Trump diz que Lula pode ligar a qualquer momento
Presidente dos EUA abre caminho para diálogo, mas mantém críticas a tarifas
8ª edição do Festival FELINO começa neste sábado (2)
Evento aconte até 26 de agosto em todo Litoral Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.