Por João Pedro Teles Em RMVale

Reitor da Unitau depõe em CPI que investiga contas da universidade

O reitor da Unitau (Universidade de Taubaté), José Rui Camargo vai prestar o último depoimento para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as finanças da universidade. A audiência está marcada para o dia 3 de abril, às 9h e vai acontecer na Câmara de Taubaté.

Audiência com reitor será a última da CPI da Unitau

A expectativa é que Camargo preste esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo adotadas pela instituição de ensino para combater a dívida acumulada em R$ 88 milhões. Aberta há cerca de sete meses, a Comissão também investiga os débitos da Fust (Fundação Universitária de Taubaté), mantenedora do Hospital Universitário e que é ligada à Unitau.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Douglas Carbonne (PCdoB) o reitor será notificado sobre os depoimentos anteriores e terá oportunidade de rebater denúncias feitas a sua administração. 

"Ele será indagado sobre procedimentos de compras e licitações adotados pela universidade. Além disso, ele poderá argumentar sobre tudo o que foi apurado pela CPI até agora", afirma o vereador.

Relatório
O documento com as conclusões da CPI ficará pronto 20 dias após a audiência. A ideia é apontar os responsáveis e quem pode responder judicialmente por qualquer irregularidade nas contas da universidade. Depois de pronto, o documento será encaminhado ao gabinete do prefeito e ao Ministério Público. 

Para o relator da Comissão, o vereador Luizinho da Farmácia (PROS), o fim da CPI vai identificar se a universidade está progredindo ou regredindo em termos administrativos. Para ele, apesar de não haver riscos de uma 'catástrofe' que leve ao fechamento da instituição, a Unitau terá que se adaptar a uma nova realidade.

"Será preciso um choque de administração. A universidade é sólida, mas talvez tenha que pensar em abrir mão de imóveis ou de certas práticas administrativas", afirma.

Unitau
Procurada, a universidade informou em nota que aguarda a notificação oficial da Câmara para posicionar-se sobre o depoimento do reitor. A nota afirma ainda que a Unitau colabora com a CPI desde a sua criação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.