Uma baleia adulta da espécie jubarte, com cerca de 10 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (22) entre as praias do Aruan e Indaiá, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O animal estava em avançado estado de decomposição e apresentava apetrechos de pesca presos à cauda. De acordo com técnicos do Instituto Argonauta, ainda não foi possível determinar a causa da morte devido às condições da carcaça.
A ocorrência mobilizou equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e de Serviços Públicos de Caraguatatuba, além de especialistas do Instituto Argonauta, que realizaram a coleta de dados biológicos e o registro de informações para subsidiar estudos sobre a presença da espécie na região.
Após a conclusão dos trabalhos técnicos, o corpo do animal foi enterrado no próprio local, conforme os protocolos ambientais.
Segundo o Instituto Argonauta, o encalhe ocorreu durante o período migratório das jubartes. Nessa época do ano, os animais retornam das áreas reprodutivas — localizadas em águas quentes do litoral brasileiro — para as zonas de alimentação, no Atlântico Sul. Durante esse deslocamento, é comum o aumento de avistamentos e também de encalhes, naturais ou acidentais, ao longo da costa.
EUA dizem ter matado dois supostos narcotraficantes em navio
Pentágono anunciou operação que destruiu embarcação em águas internacionais
Casa Bambuí lança menu especial para confraternizações de fim de ano em Campos do Jordão
Gostinho da ‘comida afetiva’ sob a assinatura da chef Anouk Migotto e uma paisagem paradisíaca entre as montanhas da Mantiqueira
Taubaté protocola projetos para a venda de mais cinco terrenos da cidade
Iniciativa visa geração de receita e desenvolvimento urbano
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.