Uma baleia adulta da espécie jubarte, com cerca de 10 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (22) entre as praias do Aruan e Indaiá, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O animal estava em avançado estado de decomposição e apresentava apetrechos de pesca presos à cauda. De acordo com técnicos do Instituto Argonauta, ainda não foi possível determinar a causa da morte devido às condições da carcaça.
A ocorrência mobilizou equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e de Serviços Públicos de Caraguatatuba, além de especialistas do Instituto Argonauta, que realizaram a coleta de dados biológicos e o registro de informações para subsidiar estudos sobre a presença da espécie na região.
Após a conclusão dos trabalhos técnicos, o corpo do animal foi enterrado no próprio local, conforme os protocolos ambientais.
Segundo o Instituto Argonauta, o encalhe ocorreu durante o período migratório das jubartes. Nessa época do ano, os animais retornam das áreas reprodutivas — localizadas em águas quentes do litoral brasileiro — para as zonas de alimentação, no Atlântico Sul. Durante esse deslocamento, é comum o aumento de avistamentos e também de encalhes, naturais ou acidentais, ao longo da costa.
São José dos Campos ativa equipes de zeladoria 24h no CSI
Iniciativa visa agilizar resposta a ocorrências urbanas
Hotel Urupema é implodido em São José dos Campos
Operação inédita contou com drones e 50 kg de explosivos
SJC: PAT oferece 513 vagas de emprego nesta segunda-feira (17)
Veja como concorrer às vagas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.