RMVale

Faltam vacinas nas principais cidades da RMVale

Prefeituras culpam Ministério da Saúde

Escrito por Meon

16 OUT 2024 - 11H27 (Atualizada em 16 OUT 2024 - 14H09)

Divulgação/PMSS

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios aponta que 6 em cada 10 cidades no Brasil relataram falta de vacinas no mês passado. Na região, pelo menos quatro cidades estão com problema de abastecimento de algumas vacinas: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caraguatatuba.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Maior cidade da região, São José dos Campos é a que tem o maior número de tipos de vacina em falta, sendo cinco: varicela, tetraviral, meningite C, DTP e pneumocócica 23.

Já em Taubaté, a Secretaria de Saúde informou que são três tipos de vacina em falta na cidade: Covid infantil, varicela isolada e tetraviral.

Jacareí, por sua vez, está com três tipos em falta: DTP, varicela e meningo C. Em Caraguatatuba, no Litoral Norte, as vacinas contra Covid-19 moderna, varicela e HIB estão em falta.

O que dizem as prefeituras

A Prefeitura de São José dos Campos informou que algumas vacinas estão em falta por problemas de abastecimento pelo Ministério da Saúde e que o Governo Federal orienta fazer possíveis substituições.

No caso da vacina contra varicela, conhecida como catapora, que está em falta desde outubro do ano passado, a recomendação é usar a tetraviral, que é a vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

A Prefeitura disse ainda que solicita periodicamente e aguarda o envio de novas doses das demais vacinas.

Já a Prefeitura de Taubaté disse que a cidade deve receber um lote de vacinas e, após o recebimento, será possível confirmar se as vacinas vão continuar em falta ou se a distribuição será normalizada.

Em Caraguatatuba, a Prefeitura disse que recebeu um comunicado do Ministério da Saúde na última quarta-feira (9) sobre a substituição de algumas vacinas. Outras vacinas serão entregues parcialmente e as demais estão com o estoque normalizado.

Em Jacareí, a diretora da Vigilância em Saúde, Luciana Almeida, disse que a Secretaria está realizando a substituição dos imunobiológicos para que a população não fique sem as doses e garantiu que a substituição garante a cobertura vacinal ideal às crianças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.