Apesar dos avanços obtidos pela luta social que transformou a transfobia em crime no Brasil, em 2019, o país é ainda o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo pelo 13° ano consecutivo, considerando 2022. As maiores vítimas de trans-feminicídio são mulheres. De acordo com o mesmo documento da Transgender Europe, 96% das pessoas assassinadas pela questão de gênero, em todo o mundo, eram mulheres trans ou pessoas transfeminadas.
Para trazer estabelecer diálogo em todas as áreas da gestão pública durante junho, Mês do Orgulho LGBTQI+, a vereadora Amelia Naomi (PT) e o ex-vereador e professor pós-graduado em Diversidade, Fabrício Correia, apresentaram na sessão do dia 23 projeto de lei que homenageia a travesti Suzy de Sousa, agente de saúde brutalmente assassinada na zona sul de São José dos Campos, em 2011. Pioneiro no Brasil, o projeto prevê dar o nome de Suzy a uma praça, em memória de uma pessoa transgênero.
“Vivemos um momento histórico de grande intolerância incentivado pelas ações de um governo que insiste em propagar o ódio e estimular a violência de gênero no Brasil. Isso nos motiva ainda mais a homenagear a memória de uma cidadã que foi assassinada por defender sua própria essência. Não à transfobia e ao transfeminicidio”, afirmou a vereadora Amelia Naomi.
O professor Fabrício Correia, atual presidente da Academia Joseense de Letras, ex-vereador e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, justificou a escolha da homenageada.
“Escolhemos nessa representação a travesti Suzy de Souza, nome social de Sidney de Souza, falecida 24 de junho de 2011, para nominar a primeira praça de nossa cidade em homenagem a uma pessoa transgênero, devido ao seu trabalho na área da saúde e defesa da liberdade de gênero. É um momento de grande significado para os direitos humanos no Brasil, não é uma simples nomeação de logradouro público, mas uma demonstração que o que nos torna iguais é sermos diferentes”, ressaltou o educador.
A praça em questão está localizada na Vila Amélia, região sul de São José. Com a aprovação do projeto, a cidade terá a primeira praça do Brasil em homenagem a uma pessoa transgênero.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.