Por Meon Em RMVale

São José investiga 2ª morte de macaco com suspeita de febre amarela

Animal foi encontrado na zona norte da cidade nesta quarta

vacina_febre_amarela_claudio_vieira_pmsjc_jan18

Prefeitura já fez vacinação casa a casa na região onde macaco foi encontrado morto

Arquivo/Divulgação


A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, confirmou na tarde desta quarta-feira (31) a morte de um macaco localizado na estrada Municipal Sá Flor, no Recanto São João, próximo ao bairro Bonsucesso, na região norte da cidade.

Os tecidos dos órgãos do macaco foram recolhidos para ser enviados nesta quinta-feira (1) ao Instituto Adolfo Lutz, para que seja confirmada ou não a suspeita da morte por febre amarela. Não há prazo para entrega do resultado.

Este é o segundo macaco encontrado morto esta semana próximo à região de mata em São José dos Campos. O primeiro foi localizado na terça-feira (30), na estrada Adolfo Batista da Cruz, na altura do número 571, no bairro Cajuru, região leste da cidade. 

Segundo a prefeitura, nesta região, foram realizadas ações de vacinação contra a febre amarela de casa em casa. As equipes da Secretaria de Saúde voltarão ao local nesta quinta-feira (1) para tentar localizar as pessoas que ainda não foram imunizadas.

O Centro de Controle de Zoonoses também vai programar para esta quinta-feira (1) ações de bloqueio na região, como nebulização das casas próximas onde o macaco foi encontrado.

Leia MaisPrimeiro caso de febre amarela é confirmado em Jacareí São José confirma morte por febre amarela no Hospital MunicipalSegunda morte de macaco por febre amarela é confirmada na região

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de São José confirmou que o paciente M.J.B, de 28 anos, que morreu no dia 10 de janeiro no Hospital Municipal, estava mesmo com febre amarela. Este é o segundo caso confirmado de febre amarela em São José.

Orientação
A orientação da prefeitura, em caso da ocorrência de um macaco encontrado morto ou que aparente estar doente, caído, prostrado ou cambaleante, é comunicar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 3931-2292, 3934-4923 ou 156. Outra orientação importante é não tentar capturar ou tocar o animal e procurar isolá-lo até que o órgão responsável efetue o seu recolhimento.

Assim como os seres humanos, os macacos são vítimas da febre amarela. O aparecimento de animais mortos é um sinal de alerta de que o vírus está circulando na região de mata, portanto, um aviso para que ações de prevenção sejam tomadas para evitar que as pessoas sejam contaminadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.