A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, registrou um caso suspeito de intoxicação por metanol, segundo informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3). A paciente é uma mulher de 47 anos, que recebeu atendimento no Hospital Municipal e já teve alta médica. De acordo com a Prefeitura, ela está bem e sem riscos à saúde.
A Secretaria de Proteção ao Cidadão informou que a mulher mora em São José, mas trabalha em Minas Gerais. Os sintomas surgiram após o consumo de gin em Juatuba (MG), onde ela adquiriu a bebida em um mercado local. No dia 28 de setembro, apresentou cólicas abdominais, dor de cabeça, diarreia e mal-estar, sem melhora após automedicação. De volta ao município paulista, buscou atendimento médico, foi internada para exames e liberada após estabilização.
Este é o único caso sob investigação na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina.
No Brasil, já foram registradas 113 notificações de intoxicação por metanol — 101 em São Paulo (11 confirmadas e 90 em investigação), seis em Pernambuco, duas na Bahia e no Distrito Federal, e uma no Paraná e Mato Grosso do Sul.
A Polícia Civil de São Paulo investiga se as ocorrências estão relacionadas à utilização de metanol na higienização de garrafas de bebidas destiladas, prática ilegal que pode levar à contaminação.
O metanol é um álcool utilizado industrialmente e extremamente tóxico para consumo humano. Incolor e inodoro, pode ser misturado a bebidas adulteradas sem que o consumidor perceba. No organismo, é convertido em substâncias que afetam o fígado, sistema nervoso e nervo óptico, podendo causar cegueira, falência de órgãos e até morte.
Diante do aumento de casos, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação nacional para coordenar ações com a Anvisa, vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além dos Ministérios da Justiça e Agricultura, no enfrentamento ao problema.
Patinetes elétricos chegam à região leste de São José
Empresa promove curso gratuito de direção segura sábado (4) e domingo (5)
SJC: Região sul é o alvo da Operação Casa Limpa
Ação acontece neste sábado (4)
Casal é preso suspeito de agredir e matar advogado em SP
Homem de 67 anos foi encontrado inconsciente no apartamento em Higienópolis
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.