RMVale

São José terá hidrômetros inteligentes em dezembro desse ano

Meta é que toda RMVale seja contemplada até dezembro de 2026

Escrito por Meon

25 SET 2025 - 13H30

Divulgação/Sabesp

Os moradores de São José dos Campos e São Paulo serão os primeiros a receber os novos hidrômetros inteligentes da Sabesp. A substituição marca o início de um processo que vai modernizar a medição de água em milhões de imóveis, trazendo mais comodidade, transparência e confiança para os clientes.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O calendário inicial de implantação, anunciado em evento realizado na sede da Sabesp em São Paulo, contou com a presença de executivos da Companhia e da Vivo, parceira tecnológica responsável pela implantação e pela conectividade do projeto.

O cronograma inicial prevê que as primeiras substituições de hidrômetros em São José dos Campos e São Paulo comecem em dezembro de 2025, na região central das duas cidades. A expectativa é que toda a cidade da região de Vale do Paraíba esteja equipada com os novos aparelhos até dezembro de 2026; em São Paulo, a previsão de conclusão é 2029.

A iniciativa faz parte do maior projeto de Internet das Coisas (IoT) do mundo, em uma parceria entre a Sabesp e a Vivo, cujos investimentos atingirão aproximadamente R$ 3,8 bilhões. Com esse acordo, São José dos Campos poderá se tornar, em 2026, a primeira cidade brasileira com telemedição de água 100% digital, e a capital paulista, em 2029, a maior metrópole do planeta com medição inteligente de água.

Os novos equipamentos contam com transmissão remota de dados, possibilitando o acompanhamento do consumo diariamente – com atualizações de hora em hora – pelo aplicativo da Sabesp. Dessa forma, situações como consumos atípicos ou vazamentos internos podem ser rapidamente identificadas e solucionadas, enquanto falhas ou dificuldades de leitura por falta de acesso ao medidor deixam de ser um problema.

Entre os principais benefícios para os clientes estão:

● Mais controle e transparência: consumo acompanhado diariamente direto no celular.

● Detecção rápida de vazamentos internos: alertas automáticos ajudam a evitar desperdícios e prejuízos.

● Maior comodidade e segurança: leitura remota, sem necessidade de entrada no imóvel.

● Redução de erros e dúvidas nas contas: dados precisos e com informações horárias diminuem reclamações sobre cobranças acima do esperado.

● Atendimento ágil e digital: histórico de consumo, emissão de segunda via e solicitação de serviços pelo app ou site.

A estimativa é que, por mês, mais de 20 mil clientes consigam evitar um pico de consumo e o aumento repentino na conta de água, contribuindo ainda para evitar o desperdício.

Atualmente, a Sabesp registra em média 16.400 casos por mês de consumo elevado com causa aparente, geralmente ligados a vazamentos, enganos de leitura ou faturamento pela média. Isso representa 0,18% das 9.372.385 ligações. Também foram registradas, em média, 4.380 ocorrências mensais (0,05% das ligações) de aumento de consumo sem causa aparente — situações em que há um pico isolado em determinado mês, seguido do retorno à média no mês seguinte, sem que o cliente consiga identificar a razão.

Com os novos hidrômetros inteligentes, esse tipo de ocorrência tende a ter uma redução significativa, já que o cliente poderá acompanhar o consumo. Assim será possível identificar rapidamente vazamentos internos ou consumos fora do padrão, garantindo mais transparência e confiança na fatura mensal.

“Nossos clientes terão mais segurança e praticidade no dia a dia. Estamos trazendo inovação para dentro das casas e, ao mesmo tempo, fortalecendo o consumo consciente da água”, afirma Dênis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp.

A vice-presidente de B2B da Vivo, Débora Bortolasi, destacou a inovação por trás do projeto. “Entregamos uma plataforma que combina Internet das Coisas, Inteligência Artificial e integração de sistemas, acelerando a transformação tecnológica de serviços essenciais. A Sabesp passará a contar com dados de consumo transmitidos de forma segura e contínua, o que amplia sua eficiência na gestão e contribui para reduzir perdas, melhorando o planejamento de recursos e oferecendo à população ainda mais praticidade, clareza e confiança no acompanhamento do uso da água.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.