Os moradores de São José dos Campos e São Paulo serão os primeiros a receber os novos hidrômetros inteligentes da Sabesp. A substituição marca o início de um processo que vai modernizar a medição de água em milhões de imóveis, trazendo mais comodidade, transparência e confiança para os clientes.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O calendário inicial de implantação, anunciado em evento realizado na sede da Sabesp em São Paulo, contou com a presença de executivos da Companhia e da Vivo, parceira tecnológica responsável pela implantação e pela conectividade do projeto.
O cronograma inicial prevê que as primeiras substituições de hidrômetros em São José dos Campos e São Paulo comecem em dezembro de 2025, na região central das duas cidades. A expectativa é que toda a cidade da região de Vale do Paraíba esteja equipada com os novos aparelhos até dezembro de 2026; em São Paulo, a previsão de conclusão é 2029.
A iniciativa faz parte do maior projeto de Internet das Coisas (IoT) do mundo, em uma parceria entre a Sabesp e a Vivo, cujos investimentos atingirão aproximadamente R$ 3,8 bilhões. Com esse acordo, São José dos Campos poderá se tornar, em 2026, a primeira cidade brasileira com telemedição de água 100% digital, e a capital paulista, em 2029, a maior metrópole do planeta com medição inteligente de água.
Os novos equipamentos contam com transmissão remota de dados, possibilitando o acompanhamento do consumo diariamente – com atualizações de hora em hora – pelo aplicativo da Sabesp. Dessa forma, situações como consumos atípicos ou vazamentos internos podem ser rapidamente identificadas e solucionadas, enquanto falhas ou dificuldades de leitura por falta de acesso ao medidor deixam de ser um problema.
Entre os principais benefícios para os clientes estão:
● Mais controle e transparência: consumo acompanhado diariamente direto no celular.
● Detecção rápida de vazamentos internos: alertas automáticos ajudam a evitar desperdícios e prejuízos.
● Maior comodidade e segurança: leitura remota, sem necessidade de entrada no imóvel.
● Redução de erros e dúvidas nas contas: dados precisos e com informações horárias diminuem reclamações sobre cobranças acima do esperado.
● Atendimento ágil e digital: histórico de consumo, emissão de segunda via e solicitação de serviços pelo app ou site.
A estimativa é que, por mês, mais de 20 mil clientes consigam evitar um pico de consumo e o aumento repentino na conta de água, contribuindo ainda para evitar o desperdício.
Atualmente, a Sabesp registra em média 16.400 casos por mês de consumo elevado com causa aparente, geralmente ligados a vazamentos, enganos de leitura ou faturamento pela média. Isso representa 0,18% das 9.372.385 ligações. Também foram registradas, em média, 4.380 ocorrências mensais (0,05% das ligações) de aumento de consumo sem causa aparente — situações em que há um pico isolado em determinado mês, seguido do retorno à média no mês seguinte, sem que o cliente consiga identificar a razão.
Com os novos hidrômetros inteligentes, esse tipo de ocorrência tende a ter uma redução significativa, já que o cliente poderá acompanhar o consumo. Assim será possível identificar rapidamente vazamentos internos ou consumos fora do padrão, garantindo mais transparência e confiança na fatura mensal.
“Nossos clientes terão mais segurança e praticidade no dia a dia. Estamos trazendo inovação para dentro das casas e, ao mesmo tempo, fortalecendo o consumo consciente da água”, afirma Dênis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp.
A vice-presidente de B2B da Vivo, Débora Bortolasi, destacou a inovação por trás do projeto. “Entregamos uma plataforma que combina Internet das Coisas, Inteligência Artificial e integração de sistemas, acelerando a transformação tecnológica de serviços essenciais. A Sabesp passará a contar com dados de consumo transmitidos de forma segura e contínua, o que amplia sua eficiência na gestão e contribui para reduzir perdas, melhorando o planejamento de recursos e oferecendo à população ainda mais praticidade, clareza e confiança no acompanhamento do uso da água.”
EUA interceptam aeronaves militares russas no Alasca
Apenas em 2025, já foram registrados nove episódios parecidos
Mineirinho quebra recorde mundial de descida em megarrampa
Aos 50 anos, Sandro Dias atingiu 94 km/h
Projeto Van da Boa Energia, da EDP, realiza serviços em Pinda
Atendimentos gratuitos vão até sexta-feira (26)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.