A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quarta-feira (16) a quinta audiência pública para discutir o PPA 2026-2029 (Plano Plurianual) e a LOA 2026 (Lei Orçamentária Anual). O evento, que começa às 18h e tem previsão de encerramento às 19h30, será na Escola Municipal Possidônio José de Freitas (Rua Felício Jabbur Nasser, 935, Galo Branco).
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Os encontros para ouvir a população, de uma série de 7 programados até o fim deste mês, já foram realizados nas regiões centro, sul, leste e em São Francisco Xavier. Em cada reunião, os participantes podem fazer sugestões para as duas peças orçamentárias e também se manifestar durante a sessão.
As propostas enviadas pelos moradores nas reuniões presenciais – ou por meio do formulário eletrônico até 1º de agosto, às 18h – serão analisadas pela equipe técnica. As que puderem ser executadas serão incluídas nos projetos de lei a ser encaminhados à Câmara Municipal até 30 de setembro.
Peças orçamentárias
PPA
Instrumento de planejamento de médio prazo, com duração de quatro anos.
Define diretrizes, objetivos e metas da administração para o período de 2026 a 2029.
É uma lei que estabelece as prioridades de investimento e orienta a elaboração dos programas das diversas áreas de atuação do governo.
LOA
É a lei que detalha as receitas e fixa as despesas do governo para um ano específico.
Peça fundamental para garantir o gerenciamento das finanças públicas, definindo como o dinheiro público será arrecadado e aplicado em diferentes áreas.
LDO
A outra peça do planejamento orçamentário é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Discutida com os munícipes em março e abril, a proposta se transformou na Lei Municipal 11.093/2025, que estabelece as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2026.
Câmara aprova urgência para exame obrigatório de médicos
Projeto prevê exame de proficiência como condição para registro de médicos
Moraes restabelece aumento do IOF, mas barra cobrança sobre risco sacado
Ministro do STF valida decreto de Lula em sua maior parte, mantendo novos impostos
Incêndio devasta palco principal do Tomorrowland na Bélgica
Fogo atinge estrutura cenográfica icônica em Boom
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.