Na última semana, a Câmara de São José dos Campos recebeu a visita dos integrantes do Parlamento Jovem de São Sebastião. Participaram do tour na quarta-feira (17) 12 estudantes, o presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Edgar Eduardo Celestino, um professor que atua na Secretaria de Educação e servidores que organizaram a vinda ao Legislativo joseense.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Essa turma de “vereadores juniores” compõe a segunda legislatura do Parlamento Jovem de São Sebastião, criado em 2023. Eles foram eleitos pelos próprios alunos em 11 escolas municipais para representar o total de 16 mil estudantes. Foram diplomados, tomaram posse e têm mandato de 1 ano.
Por meio do programa, adolescentes cursando o 7º ou 8º ano do Ensino Fundamental II em escolas públicas e privadas têm a chance de vivenciar na prática uma simulação em que aprendem como são elaboradas as leis, além de desenvolver habilidades de argumentação, liderança, cidadania e pensamento crítico. As sessões ordinárias são bimestrais e há atividades extracurriculares todos os meses, como essa visita.
O grupo percorreu gabinetes, assistiu ao vídeo institucional no plenário e foi recebido pelo presidente, vereador Roberto do Eleven (PSD), para um bate-papo. Na conversa, os estudantes fizeram perguntas sobre a elaboração de projetos de lei, a composição da mesa diretora, como é o trabalho dos assessores e o que é preciso para se candidatar a vereador nas eleições.
Também tiveram explicações sobre o funcionamento das sessões ordinárias, do painel eletrônico de votações e do sistema de tramitação eletrônica de documentos Câmara sem Papel.
E ainda sobre o programa Vereador Mirim, criado pela lei 9.609/2017, de autoria do vereador Fernando Petiti (PSDB). O programa joseense ocorre a cada dois anos e é voltado a alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal. Para se inscreverem os alunos apresentam projetos de lei elaborados por eles a serem selecionados pela Secretaria de Educação.
Por fim, o grupo conheceu instalações da TV Câmara, como a sala de edição e o estúdio de gravação, onde puderam acompanhar ao vivo o programa Hora do Esporte.
SJC: CSI prende quatro procurados pela justiça
Prisão aconteceu graças ao reconhecimento facial
EUA interceptam aeronaves militares russas no Alasca
Apenas em 2025, já foram registrados nove episódios parecidos
Mineirinho quebra recorde mundial de descida em megarrampa
Aos 50 anos, Sandro Dias atingiu 94 km/h
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.