Em razão do Dia das Crianças (12 de outubro), o Procon de São José dos Campos intensificou a fiscalização junto ao comércio físico (lojas em ruas e shoppings) e virtual desde segunda-feira (29), visando assegurar que os estabelecimentos estejam cumprindo o CDC (Código de Defesa do Consumidor).
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A fiscalização prosseguirá até o dia 9 de outubro e está direcionada, principalmente, aos segmentos mais procurados nesta época do ano, como lojas de brinquedos e demais itens relacionados ao público infantil. A previsão é que cerca de 60 estabelecimentos sejam vistoriados neste período.
Entre os muitos itens fiscalizados pelo Procon incluem-se: clareza das informações fornecidas ao consumidor, precificação adequada dos produtos, transparência nas ofertas e publicidade, além do cumprimento das normas específicas relacionadas à segurança dos produtos infantis.
Os fiscais também verificam a presença do selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em brinquedos e artigos infantis, validade dos produtos comercializados e clareza nas informações disponibilizadas, tanto em lojas físicas quanto nas plataformas online.
Orientações
O Procon também reforça as orientações ao consumidor, como pesquisar preços antes de comprar, desconfiar de ofertas muito vantajosas, procurar saber a política de troca do fornecedor e ficar atento às garantias do produto comprado.
O consumidor que se sentir lesado, seja numa compra em loja física ou virtual (site, aplicativo ou telefone), poder registrar sua reclamação junto ao Procon, devendo apresentar o máximo de documentação que comprove a irregularidade praticada pelo fornecedor.
A reclamação pode ser feita pessoalmente, na sede do Procon, ou de maneira virtual, pelo site da Prefeitura.
Procon do SJC
Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas
Funcionamento: das 8h às 17h
151 ou (12) 3909-1440
Duas mulheres são presas com mais de 160 garrafas de uísque falsificado em SP
Bebidas não possuíam rótulo nem nota fiscal
Litoral Norte tem 17 praias improprias para banho
Ilhabela lidera com 6
Orçamento de SP prevê receitas de R$ 382 bi e mais investimentos
Proposta foi enviada à ALESP nesta terça-feira (30)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.