RMVale

SOS Mata Atlântica forma novos grupos de observação de rios na RMVale

Objetivo é ampliar a mobilização social em defesa da bacia do Paraíba do Sul

Escrito por Meon

12 MAI 2025 - 16H55 (Atualizada em 12 MAI 2025 - 18H01)

Divulgação/Rogério Marques

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza, entre os dias 12 e 16 de maio, uma expedição por cidades da RMVale, em São Paulo, para dar início à formação de novos grupos voluntários do programa Observando os Rios. A iniciativa busca ampliar a presença da Fundação em territórios prioritários, com foco na proteção da bacia do Rio Paraíba do Sul, um dos sistemas hídricos mais importantes do país.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp

Durante a ação, integrantes da equipe da Causa Água Limpa visitarão os municípios de Bananal, Cruzeiro, Guararema, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté. Em cada local, serão formados novos grupos de voluntários, que receberão treinamento técnico para uso do kit de monitoramento da qualidade da água e definição dos pontos a serem monitorados. Após a formação, os grupos passarão a conduzir suas atividades de forma autônoma, com suporte da equipe da Fundação.

O programa Observando os Rios já atua na região desde 2021, em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida, envolvendo dois grupos que monitoram três pontos do Rio Paraíba do Sul nos municípios de Aparecida e Guaratinguetá. Agora, com a nova etapa de expansão, a expectativa é fortalecer ainda mais a mobilização social em defesa dos rios da bacia.

Instituições locais como o Ecomuseu dos Campos de São José, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), o Suinã Instituto Socioambiental e a Obra Social São Luís já manifestaram interesse em participar da formação. Em Lorena, está prevista uma ação articulada com outras frentes da Fundação e a possível consolidação de uma nova parceria com a Obra Social.

Com 184 municípios em sua área de abrangência, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a bacia do Rio Paraíba do Sul abastece cerca de 14 milhões de pessoas, além de atender setores como indústria, mineração e agropecuária. Apesar de sua importância estratégica, enfrenta sérios desafios relacionados ao saneamento básico, degradação ambiental e poluição das águas.

“A formação desses novos grupos representa um passo importante para fortalecer a presença da sociedade civil na conservação da bacia do Paraíba do Sul. O Observando os Rios tem se mostrado uma ferramenta eficiente para mobilizar comunidades, ampliar o acesso à informação e engajar a população na luta por rios mais limpos e vivos”, afirma Aline Cruz, analista de mobilização da Causa Água Limpa.

A iniciativa integra o programa de voluntariado e Ciência Cidadã da Fundação, que promove a educação ambiental por meio do monitoramento participativo. 

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.