Por Meon Em RMVale

Taubaté oferece exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama

Ação acontece também em outras cidades da região; confira

outubro_rosa_3

Durante o mês de prevenção ao câncer de mama, Taubaté realiza atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atividades educativas e exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Em São José dos Campos, também haverá ações como esta e aulas de ritmos.

Até o dia 31 de outubro, as UBS’s de Taubaté vão promover mutirões de coleta de preventivo, além de exames físicos de mama e solicitação de mamografia. As mulheres interessadas devem procurar a unidade básica mais próxima de sua residência com os seguintes documentos: RG, CPF e cartão SIM e SUS. Cada UBS tem um cronograma diferente.

Em São José dos Campos, além dos exames e ações preventivas nas unidades básicas, haverá também arrecadação de um litro de óleo ou de um lenço, que serão destinados às organizações voltadas ao acompanhamento e auxílio de pacientes com câncer (clique aqui e confira a programação).

Em Jacareí, as unidades de saúde realizarão  exames preventivos apenas no dia 26 de outubro. Segundo a Prefeitura, o evento acontecerá no sábado, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde dos bairros Cidade Salvador, Parque Meia-Lua, Igarapés, Santa Cruz dos Lázaros, Parque Santo Antônio e Jardim das Indústrias.

Estatísticas

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A patologia acomete, principalmente, mulheres acima de 50 anos. Para 2018 foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. 

Este ano, a Santa Casa de São José dos Campos notificou 235 novos casos do problema entre janeiro a setembro, o equivalente a 26 registros mensais. Em Taubaté foram registradas 32 mortes pela doença este ano, segundo a Vigilância Epidemiológica.

Diagnóstico

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais, como a presença de nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;

Há também casos em que a pele da mama fica avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações e/ou saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

É importante que a mulher sempre observe suas mamas e, ao perceber qualquer mudança, procurar um médico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.